(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUTO

Filhote de gorila morre no Zoológico de BH ao cair de altura de três metros

Administração do zoológico aguarda orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas


26/12/2021 21:28 - atualizado 26/12/2021 21:28

Filhote de gorila nas mãos da mãe, Imbi
Filhote de gorila nas mãos da mãe, Imbi (foto: Divulgação/Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica)
Um filhote de gorila morreu na manhã deste domingo (26/12) no Zoológico de Belo Horizonte. Segundo informações da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), o animal, que nasceu em 3 de setembro deste ano, sofreu queda brusca de uma altura de três metros quando estava pendurado nas costas de uma das irmãs, após uma brincadeira entre a família de primatas.

A irmã mais velha, Anaya, colocou o filhote nas costas e estava em cima de uma pedra alta, quando o irmão caiu. O pequeno animal ficou desacordado, e o outro irmão, Jahari, chegou a levar o filhote à mãe, Imbi, quando houve nova queda.

Os tratadores se deslocaram para o local logo após a primeira queda e, ao chegar, conseguiram separar a família do pequeno gorila. Os especialistas retiraram o filhote, e um atendimento foi iniciado.

Contudo, o animal já estava sem pulsação e movimentos respiratórios. Além disso, ele apresentava "hemorragia nasal, edema na região orbicular, e laceração no lóbulo auricular esquerdo, compatíveis com o quadro de queda e traumatismo na região crânio-encefálica", diz trecho da nota da FPMZB, encaminhada pela Prefeitura de BH.
 
Após a constatação do óbito, os tratadores retornaram com o corpo do animal à família, que se despediu do filhote. Além dos irmãos Jahari e Anaya e a mãe Imbi, a família conta com o pai, Leon.
 
Agora, o zoo aguarda orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas, do qual faz parte, para definir o melhor destino para o pequeno gorila, passada a necrópsia. BH é reconhecida por ser a primeira e única cidade da América do Sul a abrigar um grupo reprodutivo da espécie, ameaçada de extinção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)