(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RESTAURADO

Pouso Alegre: terceiro maior Cristo do Brasil é revitalizado e reaberto

Obra foi restaurada em 60 dias e ponto turístico teve reformas em todo o espaço


24/12/2021 10:00 - atualizado 24/12/2021 10:20

Imagem e entorno do Cristo foram totalmente restaurados e reabertos ao público
Imagem e entorno do Cristo foram totalmente restaurados e reabertos ao público (foto: Nayara Andery/ Terra do Mandu)
O Cristo Redentor de Pouso Alegre foi reaberto ao público. A reinauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/12), depois que o ponto turístico passou por revitalização. A obra durou 60 dias e foi contratada pela empresa farmacêutica Cimed, em parceria com a prefeitura. Inagurado em dezembro de 2000, é o terceiro maior Cristo do Brasil. O monumento está há cerca de 1,2 mil metros de altitude, no Morro do Cristo.

Em 2022, a prefeitura pretende fazer um estudo para parceria público-privada no local. O objetivo é ver se há interesse de empresas em criarem e administrarem estrutura de apoio, ou seja, praças de alimentação com restaurante, lanchonete, banheiros, entre outros. Enquanto isso ainda não existe, o Cristo é um local de visitação e o município quer que se torne um ponto de referência turística. Ciclistas e famílias já chegaram ao espaço desde o final da manhã para aproveitar o monumento revitalizado.

Restauro total, assim foi a obra no monumento que foi inaugurado no ano 2000. Partes quebradas, trincas e rachaduras agora não são mais vistas. João Adibe, CEO da Cimed, conta que em outubro sobrevoou o Cristo e viu o quanto estava deteriorado. Ele se reuniu com diretores da empresa e procuraram a prefeitura para realizar o projeto.

Com a restauração, o que estava abandonado deu espaço a uma imagem completa, restaurada e com a cor branca vívida, além do amarelo que agora é parte da base do cenário. Um dos pontos de destaque no ambiente são imagens que retratam passagens bíblicas e agora estão destacadas no muro voltado para o Cristo.

Trajeto, visitantes e voluntários

O caminho passa por estrada de terra, em partes calçada, mas, toda dentro de área de Mata Atlântica. A região está numa área de preservação ambiental. Ao chegar ao topo, é possível ver do mirante a cidade de Pouso Alegre. Para Hiromi Matsumoto, "o local tem a vista mais bela de toda a cidade".

Ele é líder de um grupo de voluntários que há cinco anos faz a manutenção da base do monumento e limpeza do local. Ele diz que mesmo com a revitalização será "necessário continuar a dar a manutenção", papel que o grupo continuará a cumprir. O local também é conhecido pelo pároco da Paróquia de São João Batista, padre Edson Aparecido da Silva. Ele reunia antes da pandemia até 2 mil pessoas na Semana Santa, para fazer a peregrinação da Sexta-feira da Paixão ao Cristo e pretende retomar a ação em 2022.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)