(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARALISAÇÃO

Greve do metrô em BH e Contagem: Justiça garante escala mínima

Trabalhadores do transporte metroviário cruzarão os braços nesta quinta-feira (23/12); TRT determina operação de 100% dos trens nos horários de pico


21/12/2021 18:41 - atualizado 21/12/2021 19:23

Metrô BH
Justiça determina circulação integral dos trens no horário de pico (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A partir desta semana, a população de Belo Horizonte e Contagem deve enfrentar mais uma greve no setor de transportes. A partir da 0h desta quinta-feira (23/12), os trabalhadores do transporte metroviário de ambas as cidades cruzarão os braços.  

A decisão, tomada pela categoria nesse domingo (19), foi motivada pela impossibilidade de transferência dos profissionais a outras unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em caso de privatização do metrô. 

Após requerimento da CBTU, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou o funcionamento de 100% dos trens nos intervalos das 5h30 às 10h e das 16h30 às 20h. A determinação garante, também, o funcionamento dentro dos horários estabelecidos nos dias 24 e 31/12. 

A liminar assegura, além disso, os serviços de manutenção e segurança para atendimento da população sem qualquer interrupção. 
 
Em caso de descumprimento da ordem judicial  o TRT prevê uma multa de R$ 30 mil. O valor foi considerado baixo pela CBTU. Em nota, a companhia declarou que, ao pedir uma multa maior, considera “o fluxo atual de cerca de 100 mil usuários que transitam diariamente em nossas estações e que serão direta ou indiretamente prejudicados”. 

O desembargador de plantão, Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, explica que no contexto da atual pandemia, as pessoas precisam, mais do que nunca, deslocar-se aos hospitais. Ele destaca, também, que profissionais de saúde e outros trabalhadores de serviços essenciais não podem ter seu deslocamento garantido.

A decisão prevê, ainda, a notificação da BHTrans, Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) e Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), para que seja viabilizada a adequação e oferta das linhas de ônibus durante os horários em que não haverá a circulação de trens.

 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)