(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Cemig abre vertedouro da usina de Irapé


21/12/2021 04:00

Queda de barreiras
Queda de barreiras no acesso da usina e de sua casa de força comprometeu operação, mas não há risco à segurança, segundo a companhia energética (foto: Cemig/Divulgação)

As chuvas registradas no Vale do Jequitinhonha no último fim de semana levaram a Cemig a desligar as turbinas da usina hidrelétrica de Irapé, instalada no rio homônimo, entre os municípios de Berilo e Grão Mogol, na mesma região.

Por meio de um comunicado divulgado ontem, a Cemig informou que "acumulado atípico de chuvas" na região no domingo "levou à interrupção de geração da usina e à necessidade de abertura mínima do vertedouro" do reservatório de Irapé. Devido ao excesso de chuvas, houve quedas de barreira, o que comprometeu a operação da usina.

A companhia energética esclareceu, diante da interrupção das turbinas por conta dos danos provocados pelos temporais, que procedeu a abertura do vertedouro da hidrelétrica numa quantidade mínima para garantir a vazão do Rio Jequitinhonha.

Por outro lado, a Cemig tranquilizou a população de que não há riscos de inundações de comunidades situadas a jusante (abaixo) do reservatório de Irapé, que, atualmente, está com 33% de sua capacidade. Mesmo assim, mantém contato com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos municípios situados no entorno e abaixo da hidrelétrica – Berilo, Grão Mogol, Josenópolis e Virgem da Lapa, bem como com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG).

"De maneira a manter a perenização do Rio Jequitinhonha, a Cemig procedeu pela abertura mínima do túnel extravasor. Essa abertura é feita no patamar de 230 m³/s, valor inferior ao limite de início de inundação dos municípios ribeirinhos", diz o texto.

A empresa também esclareceu que não existe preocupação quanto à segurança estrutural ou operacional da usina. Conforme as informações divulgadas pela companhia, em um intervalo de 12 horas, entre as 20h de sábado e as 10h de domingo, as precipitações alcaçaram quase 200 milímetros na região da Usina de Irapé.

"Considerando as características da topografia da região, essa quantidade de chuva causou a queda de barreiras de acesso à usina, na margem direita do Rio Jequitinhonha, bem como obstruiu as saídas da drenagem da casa de força", informou a Cemig. Isso ocasionou a necessidade de desligamento das três unidades geradoras, interrompendo o fluxo de liberação de água no rio, que estava no patamar de 50 m³/s", explica a empresa.

A Cemig lembra que, apesar das fortes chuvas registradas no Vale do Jequitinhonha neste mês, o reservatório da hidrelétrica de Irapé ainda apresenta um volume baixo (33% da capacidade) por conta dos impactos da crise hídrica na região dos últimos anos.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)