(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTE URBANA

Praça Raul Soares ganha novas intervenções do CURA a partir de amanhã

Trabalho dos artistas Ed-Mum e Kassia Rare Karaja Hunikuin com o Coletivo Mahku, em duas empenas já despontam no horizonte da capital mineira; veja a evolução


28/10/2021 18:21 - atualizado 28/10/2021 19:01

Empena sendo pintada no Edifício Levy, na Avenida Amazonas, pelo Movimento Huni Kuin, do Acre
Empena sendo pintada no Edifício Levy, na Avenida Amazonas, pelo Movimento Huni Kuin, do Acre (foto: Área de Serviço/Cura/Divulgação )
A segunda semana da 6a edição do Circuito Urbano de Arte (CURA) ganha novo fôlego nesta sexta-feira (29/10), quando os artistas peruanos do povo Shipibo, Sadith Silvano e Ronin Koshi começam a pintura do chão da Avenida Amazonas no entorno da Praça Raul Soares, localizada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

 

 


Os artistas já estão em BH e fazem visita técnica na praça, nesta quinta-feira (28/10) para começar a pintura-ritual no fim de semana. É a primeira vez que o CURA promove uma pintura no chão. 

Já no sábado (30/10), a praça será cenário de uma Vivência guiada pela cozinheira, artista e pensadora indígena Tainá Marajoara numa criação coletiva com outras três mulheres: Mayô Pataxó, Patrícia Brito e Silvia Herval.  

Elas vão compartilhar saberes e experimentar o território em um processo que começa em 30 de outubro e culmina em um momento no Dia de Finados, em 2 de novembro. 

“Esta vivência é uma relação do sensível, uma relação metafísica e cosmológica do que são os sentidos das palavras e os sentidos do corpo. É um encontro que, ao mesmo tempo, é fruto de um processo artístico e de intenções, encantarias e espiritualidade. A gente tá falando entre corações, um diálogo de arte de afetos que vai ser oferecido em transcendência no centro geométrico de Belo Horizonte”, explica Tainá.

As duas empenas que começaram a ser pintadas na última quinta-feira (21/10) seguem sendo feitas e já começam a ganhar forma. O artista mineiro Ed-Mun está trabalhando no Edifício Paula Ferreira, na Praça Raul Soares, enquanto os artistas do Movimento Huni Kuin, do Acre, pintam outra empena no Edifício Levy, na Avenida Amazonas.
 
Artista mineiro Ed-Mun trabalhando na empena do Edifício Paula Ferreira, na Praça Raul Soares
Artista mineiro Ed-Mun trabalhando na empena do Edifício Paula Ferreira, na Praça Raul Soares (foto: Área de Serviço/Cura Divulgação )
 

Veja a evolução das obras:
 
 
 
Programação: 
 
21 de outubro a 2 de novembro:
  • Pintura de Empena
  • Artista Ed-Mun  (MG)   
  • Edifício Paula Ferreira  - Praça Raul Soares, 265  
21 de outubro a 2 de novembro:
  • Pintura de Empena
  • Artistas Kassia Rare Karaja Hunikuin com Coletivo Mahku - Movimento dos artistas Huni Kuin (AC)
  • Edifício Levy - Av. Amazonas, 718  
   
29 de outubro a 1º de novembro:  
  • Pintura-ritual - Chão da Avenida Amazonas, ao redor da Praça Raul Soares
  • Sadith Silvano e Ronin Koshi, artistas Shipibo (Peru)
30 de outubro a 2 de novembro:  
  • Vivência guiada por Tainá Marajoara (PA), com Patrícia Brito (MG), Silvia Herval (MG) e Mayô Pataxó (MG)
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)