(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESCOLAS MUNICIPAIS

Patos de Minas determina volta integral às aulas presencias

Apenas alunos que comprovarem doenças crônicas ou outros problemas de saúde poderão seguir com aulas remotas


27/10/2021 18:16 - atualizado 28/10/2021 09:27

Aulas em belo horizonte durante a pandemia de COVID-19
Ao contrário de BH, onde o distanciamento é respeitado (foto), Patos abriu mão de medida (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, determinou que todos os alunos da rede municipal de ensino devem voltar às escolas a partir da próxima quarta-feira (3/11), após o feriado de Finados. É o que determina novo decreto publicado nesta quarta-feira (27/10).
 
Segundo o documento, apenas alunos que comprovarem doenças crônicas ou outros problemas de saúde terão dispensa das aulas presenciais.
 
Ainda de acordo com o decreto municipal, as aulas presenciais em Patos de Minas só serão suspensas no caso de dois ou alunos da mesma classe tiverem casos confirmados de COVID-19. A suspensão das atividades deve durar sete dias, mas a prefeitura também pode analisar casos específicos, por meio da equipe da Vigilância Sanitária.
 
Aliás, um aluno que tenha confirmada a contaminação por coronavírus deve permanecer afastado por 10 dias, e pessoas próximas (como pais e responsáveis, por exemplo) também devem obedecer o mesmo período de quarentena.
 
As decisões são justificadas pela redução dos índices de contaminação pela COVID-19 na cidade.
 
Segundo último balanço da prefeitura, também divulgado hoje, a cidade tem uma média de dois novos casos por dia. Apenas três pessoas estão internadas com coronavírus nos hospitais da cidade - o que resulta em taxa de ocupação de 6%, uma das menores desde o início da pandemia, em março do ano passado. Ao todo, Patos tem 17.065 casos confirmados e 550 mortes.
 
Mais de 92% dos moradores da cidade com mais de 12 anos já estão imunizados com a primeira dose contra COVID, segundo o Vacinômetro do governo estadual. Cerca de 100 mil pessoas receberam a segunda dose ou a vacina de dose única, o que dá um total de 78,4% de cobertura vacinal completa. Os dados foram consultados hoje pela reportagem. 

Polêmica instalada

O protocolo adotado pelo município do Triângulo tem em comum com com o protocolo estadual, publicado  na semana passada  a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e higienização dos espaços.
 
"A deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 é de que o retorno ao modo presencial é obrigatório, mas as redes privadas, que seguem os princípios do Conselho Estadual de Educação, e municipal têm autonomia para seguir ou não”, explica a subsecretária de Estado de Educação, Izabella Cavalcante Martins.
 
Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Pedrinópolis, no Triângulo, também determinaram a retomada presencial de 100% dos alunos da rede municipal depois do feriado. 
 
Águas Formosas (no Vale do Jequitinhonha) e Guarda-Mor (no Noroeste) permitem a volta total dos estudantes, mas os pais ainda podem escolher se querem ou não levar os filhos. Já Uberaba afirmou que o ensino híbrido (on-line e presencial) vai continuar até o fim do ano letivo de 2021.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)