(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA EM MINAS

Tempestades pairam sobre 277 cidades


27/10/2021 04:00

A frente fria que chegou a Minas Gerais no domingo ainda provoca chuvas em praticamente todo o estado, mas, em algumas cidades, a concentração é maior, com possibilidade de tempestades e ventanias em algumas regiões. O alerta foi publicado na tarde de ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido por 24 horas, ou seja, até a manhã de hoje. “A frente fria que chegou no domingo a Minas Gerais aumentou a nebulosidade e deve permanecer estacionada pelos próximos dias”, explica o meteorologista do ClimaTempo Ruibran dos Reis.

Ao todo, segundo o Inmet, 277 municípios mineiros estão na mancha territorial sujeita a sofrer com pancadas fortes de chuva, com acumulados de até 100mm entre ontem e hoje. Há também um risco grande de ventos de tempestade (que chegam a 100km/h) em vários municípios. Não há possibilidade de chuva de granizo, mas as tempestades podem causar alagamentos e destruição.

O alerta é válido também para cidades de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Minas, o indicativo de chuva forte recai sobre municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Região Central, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Noroeste.

Um mapa de satélite no início da tarde de ontem mostrava concentrações de chuva de até 20mm em um período de duas horas para a região de Formiga e Divinópolis. No Sul, desde a divisa com São Paulo até Itajubá, a expectativa era de pancadas de chuva que somariam até 10mm. O Inmet atenta para o risco de as fortes chuvas causarem corte de energia, queda de galhos e alagamentos.

TERMÔMETROS 


As temperaturas sofrem ligeira elevação até amanhã, mas caem novamente no fim de semana que antecipa o feriado prolongado de Finados, em 2 de novembro. Também a partir de amanhã, o volume de chuva começa a diminuir em todo o estado. Porém, os termômetros apresentam queda no fim de semana, podendo dar aquela sensação de “friozinho” em alguns municípios, incluindo Belo Horizonte.

Na capital mineira, a mínima prevista para hoje é de 16°C e a máxima de 29°C. Amanhã, a menor temperatura recua um grau, para 15°C, enquanto a maior se mantém nos 29°C. Na sexta, os termômetros variam entre 16°C e 27°C, enquanto no sábado que abre o feriadão permanecem entre 15°C e 25°C.

A meteorologista do Inmet Anete Fernandes credita a queda nos termômetros a “um vento frio e úmido que está indo para o interior do continente”. Segundo o instituto, no estado, as temperaturas devem ficar entre 15°C e 35°C hoje e amanhã; 13°C e 34°C na sexta; e 11°C e 33°C no sábado. A máxima do período deve ser registrada no Norte de Minas e a mínima na Região Sul.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)