(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALÍVIO E ESPERANÇA

Após uma semana, Uberaba retoma aplicação da 2ª dose de AstraZeneca

Com taxa de ocupação de UTI/COVID em 35% e de enfermaria/COVID em 25%, cidade vive expectativa de retomar shows, entre outros eventos, para até 5 mil pessoas


08/10/2021 12:18 - atualizado 08/10/2021 12:30

Profissional da Saúde aplica injeção no braço de uma pessoa
A vacinação da 2ª dose da AstraZeneca hoje em Uberaba será voltada para as pessoas que receberam a 1ª dose da marca até o dia 30 de junho (foto: Creative/Commons/Divulgação)
Após quase uma semana sem aplicar a 2ª dose da AstraZeneca, Uberaba retomou esta imunização hoje (8/10) após a chegada de duas novas remessas (55ª e 56ª) de vacinas na tarde de ontem (7/10).
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apenas as pessoas que tiverem recebido a 1ª dose da AstraZeneca até dia 30 de junho estão convocadas para receber a 2ª dose deste imunizante, que havia acabado na cidade no último sábado (2/10).
 
Também nesta sexta-feira em Uberaba segue a campanha de vacinação contra a COVID-19 voltada aos adolescentes de 13 anos ou mais (1ª dose) e aos idosos com 60 anos ou mais (3ª dose).
 
Gráfico com o número de doses de vacina por cidades
Confira o número de doses, referente às remessa 55 e 56, de cada uma das 27 cidades do Triângulo Sul (foto: SRS/Triângulo Sul)
 
 
Taxa de UTI e enfermaria/COVID um pouco menor 
 
Ontem (7/10), a secretaria municipal de Saúde divulgou a taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID semanal da cidade: 43% na rede pública e 27% na rede privada.

Neste momento, segundo o último boletim epidemiológico, a UTI/COVID pública está em 40% e a esta mesma ala privada registrou taxa de 32%: no total, a taxa de ocupação do setor está em 35%. Já a taxa de ocupação deste momento das enfermarias/COVID da cidade contabiliza cerca de 25%.
 
Com relação ao início do mês passado, a taxa de ocupação total das UTI de Uberaba destinadas a pacientes graves da COVID estava em torno de 50% e das enfermarias em 30%.
 

quadro com os índices de ocupação de leitos COVID de UTI e enfermaria
Atual boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta quinta-feira (7/10)) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
 
Retomada de shows
 
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, reuniu-se ontem com integrantes das produtoras DNA Universitário, EXP Produções, Pró Eventos, Taciana Afonso, Top Entretenimento e Two Eventos para debaterem sobre a volta das atividades de entretenimento na cidade.
 
Entre as demandas apresentadas pelos responsáveis por estas empresas estava a solicitação da volta progressiva dos eventos, inicialmente para cinco mil pessoas, respeitando a capacidade de 50% de ocupação para ambientes fechados e 100% da capacidade para ambientes abertos, com apresentação obrigatória pelo público do comprovante de vacinação.
 
O grupo solicitou ainda à prefeita de Uberaba a isenção da taxa de arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), entre outras taxas, para a realização dos eventos e, ainda, a criação de um calendário oficial do Município.
 
"Sem dúvidas foi o setor mais prejudicado na pandemia. O primeiro a parar e o último a voltar. Precisamos retomar de forma gradual, consciente e muito responsável. Estamos com todas as demandas e vamos apresentar ao Comitê Técnico de Enfrentamento à COVID para avaliar a melhor forma de executar", disse a à prefeita durante o encontro.
 
Como de costume, na noite desta sexta-feira, a Prefeitura de Uberaba, deve publicar um novo decreto de enfrentamento à COVID-19.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)