(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RACIONAMENTO

Itabira começa hoje racionamento de água

Medida emergencial vai desta terça (05/10) até 20 de outubro e cronograma será por bairros que ficarão sem água um dia da semana


05/10/2021 12:11 - atualizado 05/10/2021 12:57

Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, em Itabira, está atualmente em situação de emergência
Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, em Itabira, está atualmente em situação de emergência (foto: Prefeitura de Itabira/Divulgação)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), responsável pelo fornecimento de água em Itabira, na Região Central de Minas, adotou o racionamento de água no município. O baixo nível dos reservatórios levou à decisão de realizar o rodízio entre os bairros e o objetivo é equalizar os reservatórios da cidade, praticamente exauridos. A medida vale até o dia 20 de outubro.

Um dia por semana uma região de Itabira ficará sem o fornecimento de água. Para montar o cronograma de racionamento, os técnicos do Saae mapearam a rede de abastecimento de água em Itabira em seis regiões e criaram uma tabela que prevê a interrupção diária em cada um dos grupos. Assim, cada bairro da cidade ficará desabastecido um dia por semana. Nos domingos não haverá racionamento.  

De acordo com o Saae, a divisão regional leva em consideração critérios como capacidade de reservatórios, população e extensão geográfica do bairro.  “Temos quilômetros de rede de água e não escolhemos abrir e fechar registros por nome de bairro. Há critérios técnicos. Todas nossas ações de manobras são planejadas e objetivam equilibrar a distribuição de água na cidade”, explica o gerente-operacional da autarquia, Júlio Saldanha.

Serviços essenciais não ficarão sem fornecimento


Durante o período de validade do racionamento, hospitais não terão o abastecimento comprometido. O Saae também adotará estratégias para que não falte água em serviços essenciais, como PSFs, centros de referências sociais (Cras) e outros endereços que demandem atenção especial. Caso ocorra alguma intercorrência, a Saae garante caminhão pipa nestes locais.

“Nossa intenção é que a comunidade entenda tudo o que estamos fazendo, da maneira mais transparente possível. É um momento crítico, uma estiagem muito severa e que tem comprometido a prestação do serviço. Não estamos medindo esforços para amenizar a situação. O racionamento é uma ação dura, sabemos disso, mas algo necessário agora para não comprometer ainda mais o abastecimento do itabirano. Esperamos que ao final desses 15 dias estejamos com uma situação muito melhor que a de hoje”, diz a presidente do Saae, Karina Lobo.

Decreto proíbe desperdício e restringe o uso da água

A prefeitura de Itabira publicou, na manhã desta terça-feira (5/10), o Decreto nº 1.507/21 que autoriza o racionamento da água pela Saae e estabelece restrições para utilização de água tratada em atividades que não sejam consideradas essenciais. A autarquia poderá intensificar a fiscalização e vedar o uso do recurso em atividades como:

- Lavagem de veículos automotores de qualquer espécie com água potável distribuída pelo Saae;
- Irrigação de gramados, jardins e floreiras;
- Reposição total ou troca de água de piscinas de clubes, entidades ou residências;
- Lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residências.

Ainda durante a vigência do decreto, os estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais deverão restringir o uso da água potável ao mínimo indispensável para suas atividades consideradas essenciais, conforme as especificidades de cada imóvel.

O descumprimento dessas medidas poderá acarretar em advertência e, em caso de reincidência, aplicação de multa conforme legislação municipal.

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, pontuou a falta de planejamento de gestões anteriores. “Este é um problema crônico de Itabira já há muitos anos. Infelizmente, o dever de casa não foi feito. As obras essenciais de novos reservatórios, novas fontes de água, não foram providenciadas e todos os anos a cidade vive este problema”, ressaltou o prefeito. 

Veja Cronograma de racionamento de água por bairros em Itabira: 
Bairros foram divididos por região e ficarão sem o fornecimento de água um dia da semana
Bairros foram divididos por região e ficarão sem o fornecimento de água um dia da semana (foto: Prefeitura de Itabira/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)