(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SABIA NÃO, UAI

De Cidade de Minas e Bello Horisonte a BH: a história da capital mineira

Confusão com os nomes perdurou e foi motivo de debates acirrados desde a mudança da sede do governo de Minas, então em Ouro Preto. Confira essa história


01/10/2021 04:00 - atualizado 20/12/2021 16:28
432

arte sobre foto antiga de Belo Horizonte, dos tempos do Curral Del Rei
Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, após muita disputa pela mudança da capital (foto: Reprodução)

Em 11 de agosto de 1901, a nova capital de Minas Gerais passava a se chamar oficialmente Belo Horizonte – na grafia antiga, Bello Horisonte . Depois de longo período de polêmicas, disputas e sentimentos exacerbados que a mudança da sede do governo do estado, então em Ouro Preto, e o novo nome de batismo geraram nos meios políticos e no coração da população.

A denominação se tornou realidade pela Lei nº 302, de 1º de julho, mas só entrou em vigor 40 dias depois, como era norma naqueles tempos. Contar a história de BH, inaugurada em 12 de dezembro de 1897, é também apresentar os seus nomes desde os primórdios, quando o bandeirante paulista João Leite da Silva Ortiz (nascido em 1674) recebeu sesmarias, em 1701, e fundou a Fazenda do Cercado.



Dez anos mais tarde, a propriedade se tornava Arraial do Curral del-Rei e, posteriormente (1714), Freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del-Rei. Mas, logo em seguida à Proclamação da República (1889), quando João Pinheiro (1860-1908) presidia o estado, foi que surgiu pela primeira vez o nome Belo Horizonte, mais especificamente Arraial de Belo Horizonte.

Na sede do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), vinculado à Fundação Municipal de Cultura (FMC) e com sede no Bairro Floresta, na Região Leste, há fotos, registros e plantas cadastrais que ampliam e jogam muita luz sobre as denominações da cidade.

Ver galeria . 104 Fotos Aspecto da Avenida Afonso Pena, vendo à direita as obras de construcao da Igreja Sao José
Aspecto da Avenida Afonso Pena, vendo à direita as obras de construcao da Igreja Sao José (foto: )


Em 1890, já havia aqui um clube republicano. E assim, movido pelo novos ares, o grupo liderado pelo dono de terras José Carlos Vaz de Melo se reuniu com João Pinheiro e pediu a mudança do nome. Entre as sugestões para o arraial, Belo Horizonte e Novo Horizonte – e a primeira entrou em vigor pelo Decreto Estadual nº 36, de 12 de abril de 1890.

A nova capital mineira

A ideia de mudança da capital existia desde meados do século 19, sendo a região mais indicada o Vale do Rio das Velhas, em especial o Arraial Belo Horizonte, ex-Curral del-Rei. Outros lugares estavam no páreo, como Juiz de Fora, na Zona da Mata, Barbacena, na Região Central, e Várzea do Marçal, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes.

Leia mais: solenidade relembra a visita do Rei da Bélgica a BH em 1920


A cada dia, aumentava a expectativa dos mineiros e a rixa entre “mudancistas” e “antimudancistas”. No Legislativo, chamado de congresso mineiro, ocorreu uma verdadeira briga de foice, pois a transferência representava uma nova geopolítica do estado e nova relação de forças entre os grupos oligárquicos mineiros.

foto antiga em sépia mostra dezenas de pessoas na entrada da igreja são josé, no Centro de BH
Foto de missa na Igreja São José, no Centro de BH, na década de 1920 (foto: Arquivo EM)


Toda a polêmica envolvendo a transferência da capital está presente no livro "Ciclones e Macaréus – O parlamento na história de Belo Horizonte", de Guilherme Nunes Avelar Neto. Com 928 páginas, a obra traz os debates inflamados envolvendo a questão, fotos e revela os bastidores da mudança da nova capital.

Em 1893, pela Lei nº 3, adicional à Constituição de 7 de setembro daquele ano, o Arraial de Belo Horizonte foi escolhido e, um ano depois, criou-se a Comissão Construtora da Nova Capital (CCNC), pelo Decreto nº 680, cuja chefia foi confiada ao engenheiro paraense Aarão Reis.

De Bello Horisonte a BH

Iniciou-se, então, a construção da nova capital de Minas. Curiosamente, a confusão de nomes perdurou por algum tempo. No APCBH, é possível ver a planta geral “da Cidade de Minas sobre a planta geodésica, topographica e cadastral de Bello Horisonte”. O dois nomes estão no mesmo papel.

mapa antigo mostra a planta do centro de Belo Horizonte
Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, após muita disputa pela mudança da capital (foto: Arquivo Publico Mineiro/ Divulgação)


O documento, conforme mostra o chefe do Departamento de Tratamento, Pesquisas e Acesso, Rafael Rajão, é datado de 15 de abril de 1895. Já a Lei nº 302, de 1º de julho de 1901, que retornou com o nome de Belo Horizonte, e cujo original está no Arquivo Público Mineiro, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, foi sancionada pelo então presidente de Minas, Francisco Silviano de Almeida Brandão (1848-1902), na Cidade de Minas.

Arquivo Público Mineiro

Quem quiser conhecer mais sobre a história da capital deve fazer uma visita ao Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). A partir de sua implantação, em 1991, a exposição de seu acervo passou por diversos temas ligados ao cotidiano da instituição, como desafios enfrentados, relação com os cidadãos, preservação da memória da administração pública e da própria cidade.

O arquivo desenvolveu trabalhos voltados para a preservação do patrimônio documental da capital, modernização da gestão de documentos na administração pública municipal, programas de educação patrimonial de vários setores e gerações da população, além de desenvolvimento e difusão do conhecimento científico sobre o município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)