(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH tem mais um dia de deserto, com 17% de umidade e 35,6ºC de máxima

No Triângulo Mineiro, a umidade chegou a 12%. Ainda na região, em Conceição das Alagoas, os termômetros marcaram 39,5ºC. Calor continua até quarta


19/09/2021 17:40 - atualizado 19/09/2021 18:18

Na foto, por do sol visto do Mineirão - 8/09/2021
Na foto, por do sol visto do Mineirão - 8/09/2021 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A umidade relativa do ar (UR) em Belo Horizonte voltou a níveis equiparáveis ao clima de deserto neste domingo (19/9). Segundo meteorologista Ruibran dos Reis, o índice chegou a 17%.  Já a máxima registrada hoje foi de 35,6ºC na capital mineira, e a mínima foi de 18ºC. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20% e 30% de umidade relativa do ar é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

A título de comparação, cidades no deserto africano do Saara comumente registram umidade entre 14% e 20% e, em São Pedro do Atacama, no Chile, isso também é recorrente - na região, nesta sexta-feira (17/9), o índice foi de 8%.

Ruibran explica que a situação é consequência de uma massa de ar quente e seco, que ele chama de "bolha de calor", que está atuando em Minas Gerais desde o início de setembro.

Segundo ele, essa época do ano é normalmente seca, com baixa umidade, um indicativo que vem desde agosto. Mas está piorando a níveis pouco vistos até então.

 Nesse sábado, BH marcou 13%. Esse é um dos menores índices registrados nos últimos anos e, entre segunda-feira (20/9) e terça (21/9), o tempo seco deve persistir e pode ainda se agravar, ficando na casa dos 9%.

Geralmente, idosos e crianças são as pessoas que mais sentem os efeitos negativos da secura, sendo os principais reflexos na saúde o agravamento de doenças respiratórias, para a população em geral.

Para evitar complicações, a Defesa Civil recomenda: hidratação durante o dia; dar preferência a alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; evitar frituras; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou colocar uma bacia com água no cômodo; evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h; evitar banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele (se necessário, usar hidratante); e procurar um especialista no caso de problemas respiratórios mais graves.

Temperatura em alta no estado


No Triângulo Mineiro, a umidade chegou a 12%. Ainda na região, em Conceição das Alagoas, os termômetros marcaram 39,5ºC - a maior marca do estado. Amanhã. a previsão é de céu parcialmente nublado a claro no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

Demais regiões o céu fica claro a parcialmente nublado com névoa seca. A maior temperatura deve ser em torno de 38ºC.   Na capital mineira, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado com névoa seca. A máxima prevista é de 34ºC. A mínima de 19°C.

 No dia 10 de setembro,  Minas Gerais registrou o dia mais quente do ano, com 40,1ºC em Montalvânia e São Romão. O recorde anterior era de 39,8ºC em Campina Verde, registrados em 7 do mesmo mês.

A maior temperatura de 2021 em Belo Horizonte, até o momento, foi 36,2ºC em 15 de setembro, registrada na estação automática da Pampulha.

 Apenas a partir da próxima quarta-feira, alerta Ruibran dos Reis, essa massa quente deve enfraquecer, com a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste, mudando a circulação do ar, gerando mais umidade para Belo Horizonte e região.


Fumaça


 BH e cidades do entorno amanheceram  cobertas por uma grande massa de fumaça . Segundo Ruibran dos Reis, é o resultado das queimadas que vêm acontecendo em muitas regiões do estado nos últimos dias - neste fim de semana, uma ocorrência importante foi observada na BR-381.

É um fenômeno conhecido por inversão térmica que, em uma explicação didática, significa que a fumaça ficou retida nas primeiras camadas da atmosfera, devido a diferenças na densidade do ar.

 No fim das contas, uma enorme quantidade de poluição que não se dissipou. Um efeito que ocorre mesmo se no momento não são registradas queimadas próximas - na verdade, fruto de um período significativo de acúmulo da fumaça e da poluição.

 Ainda que o domingo tenha começado sem ocorrências relevantes de incêndios ou queimadas, como informa o Corpo de Bombeiros, o clima extremamente seco propicia a propagação do fogo, e a tendência é que surjam novos focos. Minas Gerais vem experimentando a maior temporada de incêndio em 10 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)