(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APÓS ORIENTAÇÃO DA SAÚDE

Betim mantém vacinação de adolescentes e agora aguarda o Governo de Minas

Cidade da Grande BH começou nesta quinta (16/9) a imunização de adolescentes de 17 anos, que foi mantida mesmo com a nova nota do Ministério da Saúde


16/09/2021 18:56 - atualizado 16/09/2021 19:08

Adolescentes de 17 anos sem comorbidades foram vacinados contra a COVID-19 nesta quinta-feira (16/9) em Betim
Adolescentes de 17 anos sem comorbidades foram vacinados contra a COVID-19 nesta quinta-feira (16/9) em Betim (foto: Adeildo Silva/Divulgação)
A Prefeitura de Betim decidiu manter a vacinação contra COVID-19 de adolescentes de 17 anos sem comorbidades, nesta quinta-feira (16/9), mesmo com a orientação do Ministério de Saúde para que a imunização desse público fosse suspensa. A gestão da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte afirma que aguarda o comunicado oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
 
A vacinação desses adolescentes começou hoje (16/9) e não há a previsão de aplicações para esse mesmo público amanhã. Betim já vacinou os adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades e deficiência permanente, além das jovens grávidas, puérperas e lactantes. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, foram imunizados em Betim 1.358 adolescentes desse grupo. 
 
O único imunizante autorizado pela Anvisa para a imunização de pessoas com menos de 18 anos é o da farmacêutica Pfizer, que foi o utilizado na vacinação dos adolescentes nesta quinta-feira. 

O município não possui mais doses da vacina da Pfizer para aplicação da primeira dose e aguarda a definição do governo do Estado para dar continuidade na imunização dos adolescentes de 16 a 12 anos. 

O que recomenda o Ministério da Saúde 


No Brasil, o imunizante da Pfizer já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado de 12 a 17 anos e, pelo mundo, outras vacinas já são aplicadas em pessoas com menos de 18 anos.

O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa na quarta-feira (15/9) em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação é que não seja feita a vacinação deste grupo.

A vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade.

Essa nova nota informativa contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15 de setembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)