
A vacinação desses adolescentes começou hoje (16/9) e não há a previsão de aplicações para esse mesmo público amanhã. Betim já vacinou os adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades e deficiência permanente, além das jovens grávidas, puérperas e lactantes. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, foram imunizados em Betim 1.358 adolescentes desse grupo.
O único imunizante autorizado pela Anvisa para a imunização de pessoas com menos de 18 anos é o da farmacêutica Pfizer, que foi o utilizado na vacinação dos adolescentes nesta quinta-feira.
O município não possui mais doses da vacina da Pfizer para aplicação da primeira dose e aguarda a definição do governo do Estado para dar continuidade na imunização dos adolescentes de 16 a 12 anos.
O que recomenda o Ministério da Saúde
No Brasil, o imunizante da Pfizer já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado de 12 a 17 anos e, pelo mundo, outras vacinas já são aplicadas em pessoas com menos de 18 anos.
O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa na quarta-feira (15/9) em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação é que não seja feita a vacinação deste grupo.
A vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade.
Essa nova nota informativa contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15 de setembro.
