(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUASE PRIMAVERA

Com fim do inverno, folhas secas lotam as ruas de Belo Horizonte

Processo natural de perda das folhagens alerta para a necessidade de limpeza das ruas, evitando entupimento de bueiros; PBH intensificou varrição e recolhimento


14/09/2021 18:55 - atualizado 14/09/2021 20:40

Rua no Bairro Lourdes amanheceu coberta de folhas secas
Rua no Bairro Lourdes amanheceu coberta de folhas secas (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Folhas secas espalhadas pelas ruas de Belo Horizonte fazem parte de uma cena comum nesta época do ano. Algumas plantas perdem a folhagem durante o inverno, mas apesar de ser um processo natural, o acúmulo dessas folhas pode chegar nos bueiros e causar enchentes, caso não seja retirado antes da temporada de chuvas.
 
Na manhã desta terça-feira (14/9), diversos pontos da cidade amanheceram cheios de folhas secas, como as ruas do Bairro Lourdes, na Região Centro-Sul de BH. Veja a galeria de fotos no final desta matéria. 
 
None
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

 
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) têm um aumento no serviço de recolhimento das folhas nesta época do ano, mas o trabalho consegue ser feito de maneira eficiente.
 
As folhas são recolhidas e ensacadas, junto com os outros resíduos encontrados nas ruas, e levadas para o aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará. A limpeza das ruas da cidade é feita de acordo com as características de cada regional, como a intensidade do trânsito, o tipo de arborização e o fluxo de pedestres.
 
Em geral, pode ser realizada uma vez a cada 15 dias, semanalmente, em dias alternados ou diariamente, como nos locais com intenso fluxo de pedestres e atividade comercial, que os serviços de varrição são feitos de segunda-feira a sábado. 

Prevenção de enchentes 

Além do recolhimento das folhas secas, a SLU também faz a limpeza dos córregos e monitoramento de áreas de riscos e sujeitas aos impactos das chuvas. 
 
Segundo a PBH, todos os córregos são limpos, no mínimo, três vezes por ano. "A iniciativa impede o assoreamento dos córregos, diminuindo os riscos de enchentes durante o período chuvoso", afirmou a prefeitura.
 
De janeiro e agosto deste ano já foram retiradas 7.624,09 toneladas de resíduos dos córregos. A limpeza também inclui os serviços de capina e roçada, retirada de entulho, lixo e mato. 

Além do lixo orgânico, entre os resíduos recolhidos no leito dos córregos estão restos de construção, pneus, latas, garrafas de plástico, móveis velhos, eletrodomésticos, brinquedos, garrafas, madeiras e 'outros objetos inusitados'.

Outro serviço realizado para evitar que o acúmulo de lixo cause problemas durante as chuvas, é a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, feito diariamente pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Esse trabalho remove o lixo descartado irregularmente e os resíduos que escoam para a rede de microdrenagem.

"Neste ano, até o mês de abril, foram feitas 64.744 mil limpezas de bocas de lobo, remoção de aproximadamente 1.082 toneladas de resíduos, desobstruídos cerca de 20 km de rede e 644 grelhas trocadas pelas gerências regionais de manutenção da Sudecap", afirmou a PBH.

Em toda a cidade, são aproximadamente 64 mil bocas de lobo espalhadas pelas nove regionais e os cidadãos também podem solicitar o serviço de limpeza pelo aplicativo PBH APP ou pelo  site da prefeitura .

Clima na capital

Apesar do preparo para evitar enchentes em BH, o clima continua tão quente como o verão . Segundo o o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve cair pouco até o final desta semana. A máxima prevista para sexta-feira é a única abaixo dos 30 graus, chegando a 29 ° C. 

A Defesa Civil de Belo Horizonte tem alertado, também, para a baixa umidade do ar. Para tentar aliviar a sensação, é importante manter-se hidratado, dar preferência para alimentos leves e frescos. 

Além disso, também é importante dormir em lugares arejados e evitar atividades físicas ao ar livre com exposição ao sol entre 10h e 17h. 
 
Ver galeria . 11 Fotos Edesio Ferreira/EM/D.A Press
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press )
 

*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)