(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Timóteo avança com programa para regularização fundiária

Moradores que serão beneficiados pelo programa já podem entregar documentação em um ponto de apoio da prefeitura, instalado no Terminal Rodoviário de Timóteo


30/08/2021 19:20 - atualizado 30/08/2021 19:27

Na audiência pública, a prefeitura explicou como serão as etapas seguintes do programa
Na audiência pública, a prefeitura explicou como serão as etapas seguintes do programa "Viver Legal" (foto: Divulgação PMT)
O Programa “Viver Legal”, que prevê ações para a regularização fundiária em Timóteo, no Vale do Aço, deu mais um passo importante na sua execução, depois da audiência pública realizada na sexta-feira (27/8), no Bairro Jardim Vitória. Nessa nova etapa do Programa, que conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), serão legalizados 180 lotes.
 
Com metas e ações definidas, a prefeitura também instalou um ponto de apoio no Terminal Rodoviário da cidade para atender aos moradores e receber as documentações pessoais de cada família e também do imóvel. Se a documentação estiver correta, tudo será registrado em cartório para a liberação das escrituras.
 
O vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o “Professor Vespa”, disse que o programa de regularização fundiária está colocando à mesa um problema que envolve a situação irregular das famílias, que há mais de 20 anos ocupam uma área na regional Leste.
 
“Não vendemos sonhos e nem ilusão para ninguém. Temos propostas concretas para os moradores e estamos dispostos a esclarecer como será o processo de legalização dos lotes”, disse o vice-prefeito. Para ele, a iniciativa da Prefeitura garante dignidade e respeito às famílias do Jardim Vitória.
 
Durante a audiência, o secretário de Planejamento, Thales Castro, explicou os procedimentos para a regularização fundiária dos lotes. Segundo ele, a partir de 2017, com a implantação de uma nova legislação federal, os processos de legalização por meio da Regularização Fundiária Urbana (REURB) foram facilitados.
 
“O produto final da REURB é o direito real registrado em cartório de imóveis, garantindo a segurança jurídica na posse para o morador do imóvel regularizado”, disse.
 
Uma das etapas do processo foi o levantamento fotográfico aéreo do Jardim Vitória, feito pela ARMVA, parceira do Município no Programa “Viver Legal”. O próximo passo é a visita de assistentes sociais para levantar informações cadastrais, situação documental, quantidade de pessoas que vivem no local e outras demandas da comunidade. O prazo de execução do trabalho é de um ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)