(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAS

Crianças de até 11 anos podem tomar vacina contra meningite C até dezembro

Ampliação da faixa etária tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal contra a doença


09/08/2021 14:13 - atualizado 09/08/2021 16:14

Governo de Minas amplia vacinação contra meningite C para crianças de até 11 anos
Governo de Minas amplia vacinação contra meningite C para crianças de até 11 anos (foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)
Crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade até dezembro deste ano podem receber a vacina contra a meningite C (conjugada). O imunizante já está disponível nas unidades básicas de saúde dos municípios mineiros, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). 

 

 


“A estratégia de ampliação da faixa etária tem como objetivo aumentar a proteção contra a meningite, evitando a ocorrência de surtos da doença pelo sorogrupo C, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial com o retorno das aulas presenciais”, afirma a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão.

A coordenadora explica ainda que a vacina meningocócica C (conjugada) já é recomendada para crianças menores de cinco anos. O imunizante é administrado em duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, com uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

“Além disso, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, também sendo utilizada nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) conforme o Manual dos CRIE”, orienta.

Cobertura vacinal elevada 


Apesar do maior risco de adoecimento ser para crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis por manter a doença em circulação. “Por isso, é tão importante garantir elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes”, reforça Josianne.

Em 2020, a cobertura vacinal para a meningite C (conjugada) foi de 86,43% em menores de 1 ano e de 85,79% em crianças de até 1 ano. Já em 2021, até o mês de abril, a cobertura registrada é de 81,32% em menores de 1 ano e de 76,21% em crianças de até 1 ano.

A meta indicada pelo Ministério da Saúde é de 95% dentro do público indicado para receber o imunizante.

A meningite é uma doença causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, sendo caracterizada por um processo inflamatório nas membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)