(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VULNERABILIDADE

Plano para ajudar moradores de rua no frio é prorrogado em BH

Acionado pela primeira vez durante a onda de frio do fim de julho, plano será mantido até o dia 9. Prefeitura tem linha de emergência para casos de hipotermia


05/08/2021 10:46 - atualizado 05/08/2021 11:30

Barraca de moradores de rua montada às margens de ribeirão da capital(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Barraca de moradores de rua montada às margens de ribeirão da capital (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
 
A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu prorrogar o plano de contingência de apoio à população de rua em dias frios. As ações serão mantidas até a próxima segunda-feira (9/8).

O plano foi acionado pela primeira vez em 29 de julho, com a chegada de uma onda de frio intenso durante o inverno na capital. As equipes fazem entrega de cobertores, faz encaminhamentos para abrigos e também disponibiliza uma linha de emergência. 

“Para os cidadãos, em casos de emergência no período da noite, como hipotermia, o telefone 153 está mobilizado até o dia 9. Para solicitações de atendimento que não são emergenciais, o pedido deve ser realizado no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte”, destacou a prefeitura. 

O plano é executado pelas secretarias municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac), de Saúde, de Segurança e Prevenção e da Defesa Civil. 

Com o apoio da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), a equipe faz o monitoramento e articulações necessárias para atender essas pessoas. 

Julho foi marcado por uma sequência de recordes de baixa temperatura em Belo Horizonte e no interior do estado. No dia mais frio do ano na capital, 30, os termômetros marcaram 6,3°C na madrugada. Foi a terceira menor temperatura dos últimos cinco anos. 

Na edição do dia 30, o Estado de Minas mostrou o sofrimento das pessoas em situação de rua neste inverno. A estimativa é que BH tenha 8,8 mil pessoas vivendo em barracas ou se abrigando sob marquises na cidade. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)