(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jaguatirica assustada e confundida com onça corre por rua de Ibirité

Motociclistas filmam um animal correndo em rua do Bairro Cascata, em Ibirité. Vídeo viraliza como se fosse uma onça, mas especialista afirma ser uma Jaguatirica


29/07/2021 21:02 - atualizado 30/07/2021 10:29

Jaguatirica é filmada correndo por rua do Bairro Cascata, em Ibirité.(foto: Reprodução de vídeo/Redes Sociais)
Jaguatirica é filmada correndo por rua do Bairro Cascata, em Ibirité. (foto: Reprodução de vídeo/Redes Sociais)
Um vídeo gravado por dois moradores de Ibirité (veja abaixo), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem agitado as redes sociais nesta quinta-feira (29/7). A imagem mostra uma moto em movimento e um animal aparece correndo por uma rua do Bairro Cascata, enquanto um homem diz “a onça aqui em Ibirité” e uma mulher reforça: “É um leopardo”.

O barulho da moto parece assustar o animal, que corre até se esconder em meio a árvores. Segundo o administrador da página Ibiritexas, Leomar Dias Cabral, que postou o vídeo, o Cascata é um bairro afastado e próximo de matas.



Pesquisador do Instituto Pró-Carnívoros, Ricardo Luiz Pires Boulhosa assistiu ao vídeo e, segundo ele, o animal se trata de uma jaguatirica e é comum ocorrer, pelo leigos, a confusão das espécies. 

“As diferenças entre uma onça e uma jaguatirica são gritantes. Primeiro é o tamanho, a jaguatirica é um felino de pequeno-médio porte e a onça pintada é um animal de grande porte. A jaguatirica pode chegar a 25 quilos (no Pantanal, até 28 kg) enquanto a onça chega a 145 quilos. No Brasil já pegamos onças de quase 150 quilos”, pontua o pesquisador, que aponta, ainda, outras diferenças. 

A onça (E) e a jaguatirica são muito confundidas, segundo o pesquisador Ricardo Luiz Pires Boulhosa. Mas há muitas diferenças entre os animais(foto: Fotos de Ricardo Boulhosa)
A onça (E) e a jaguatirica são muito confundidas, segundo o pesquisador Ricardo Luiz Pires Boulhosa. Mas há muitas diferenças entre os animais (foto: Fotos de Ricardo Boulhosa)


“A cabeça da onça pintada é arredondada e a jaguatirica se parece um gatinho. Outra coisa marcante são as manchas. O padrão da onça é de pontinhos dentro da mancha, que são mais arredondadas. Na jaguatirica, a característica são manchas mais esticadas. E acima da pata dianteira e do pescoço, as manchas são bem alongadas, como riscos. Acontece muito frequentemente a confusão”, explica Boulhosa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)