Jornal Estado de Minas

COVID-19

Betim vai recorrer da decisão que suspendeu vacinação de estudantes



A Prefeitura Municipal de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou que vai recorrer da decisão judicial que suspendeu a vacinação de crianças e adolescentes entre 12 e 14 anos na cidade, que havia começado ontem (16/6).





Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sob alegação de inobservância dos Planos Nacional de Vacinação e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo quanto à vacinação dos grupos prioritários. A ação pede que o município de Betim, de forma imediata, observe as regras do Plano Nacional de Imunização para a COVID-19 em Minas Gerais.

Na manhã desta quinta-feira (17/6) todas as escolas tiveram a presença de um oficial de Justiça para impedir a continuação da aplicação do imunizante. 

"A decisão da Prefeitura de Betim em imunizar esse grupo está amparada pela Nota Técnica nº 717/2021, do Ministério da Saúde (MS), que permite o início da vacinação de grupos não previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) de forma concomitante com os prioritários. A referida nota prevê, ainda, a imunização dos profissionais da educação, com o objetivo de retomar as aulas presenciais. Respaldada pelo MS, a Prefeitura de Betim iniciou a vacinação dos estudantes a fim de garantir esse retorno de forma segura e, dessa forma, minimizar os impactos ocasionados aos estudantes pela COVID-19, principalmente aos que não têm acesso ao ensino à distância”, diz a assessoria de imprensa da prefeitura. 





A nota técnica citada pela prefeitura fala sobre a vacinação da população geral simultaneamente aos grupos, mas de pessoas com idade entre 18 e 59 anos. 

A prefeitura informa que continua a imunização dos grupos previstos no PNI. Na segunda-feira (14/6), foram pessoas com idades entre 40 e 49 anos com comorbidades (“último grupo desta categoria que ainda não foi vacinado”). No mesmo dia, começou a imunização para a população geral com 59 anos e pessoas com deficiência permanente, acima de 18 anos, que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

“Na quarta-feira (16), foi iniciada a vacinação de motoristas do transporte coletivo (ônibus e serviço de baixa capacidade) e escolar. E, nesta quinta-feira (18), teve início a imunização de trabalhadores da limpeza urbana, dos portuários e dos caminhoneiros”, explica o Município. 
 

Por que adolescentes foram vacinados em Betim?

O início da vacinação de estudantes da rede municipal de ensino, em Betim, foi possibilitado pela chegada do imunizante da Pfizer, cuja aplicação em crianças acima de 12 anos é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não foi incluída no público-alvo da imunização pelo governo federal.





Assim, a decisão da Prefeitura de Betim vacinar os adolescentes no atual momento nos grupos prioritários contraria o Plano Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde disse que a ampliação para essa faixa etária ainda está "em discussão". E reforçou que, neste momento, a prioridade é vacinar todos os grupos já estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 e imunizar toda a população acima dos 18 anos. A pasta também reforçou que "a orientação é para que estados e municípios sigam o que é recomendado pelo Ministério da Saúde", embora os gestores locais tenham autonomia para direcionar as doses recebidas.

Nesta primeira etapa, a imunização em Betim seria para os alunos dos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental matriculados na rede municipal. A expectativa era imunizar aproximadamente 19 mil alunos, sendo que 13.519 estudantes são dessa rede. Ao longo da semana, a prefeitura abriria o cadastro para que as instituições estaduais e particulares fizessem o cadastro de seus alunos. A imunização dos alunos que não estão na rede municipal ocorreria em uma segunda etapa, com a chegada de mais vacinas da Pfizer no município, prevista para a semana que vem.

Ontem, a imunização dos alunos foi oferecida nas escolas municipais localizadas nas regionais Icaivera, Citrolândia, Vianópolis e Petrovale. Hoje, seriam vacinados os alunos nas escolas localizadas nas regionais PTB e Teresópolis. Na sexta, seria a vez dos alunos da rede municipal cujas instituições de ensino estão na Região Norte do município.



Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal






audima