
Dados da Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados (Ampara) mostram que desde o começo da pandemia houve um aumento de 70% do abandono de animais, em relação aos anos anteriores. Com isso, fêmeas não castradas convivem com machos e ficam grávidas em condições inadequadas de vida, precisando de cuidados essenciais.
De acordo com o diretor da Una Linha Verde, o veterinário Bruno Antunes Soares, o ‘Projeto Neonato’, criado em março deste ano, tem como objetivo reduzir o número de animais na rua. Hoje (21/5), foram resgatadas duas cadelas que estavam grávidas e uma com filhotes. Ao todo, são 18 filhotes que estão recebendo cuidados. Eles foram encontrados na Região Norte de BH, considerada a de maior abandono da capital mineira.

Após os filhotes serem desmamados, são enviados com a mãe para a adoção responsável. Segundo o veterinário, é realizada uma entrevista com os interessados e uma ficha cadastral da residência do candidato é preenchida. Após serem adotados, os animais são acompanhados pelos estudantes.
Desde a criação do projeto, oito filhotes foram adotados e um dos alunos do curso, que faz parte do projeto, adotou uma cadela. Para adotar os filhotes, é necessário que o tutor visite a faculdade e apresente os documentos de comprovação de residência.
Este projeto conta com a parceria de empresas, que ajudam nos medicamentos e ração adequada para os pets. Os tratamentos são realizados 24 horas por dia, em todos os turnos da faculdade e de segunda a domingo.
Bruno Antunes explica que, caso alguém queira avisar sobre algum abandono, é só entrar em contato pelo Instagram @adocaounalv ou pelo telefone (31) 99522-8169. "Estes contatos são válidos também para empresas que queiram fazer parceria com nosso projeto”, ressalta o veterinário.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
