(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARCERIA

PBH anuncia acordo de cooperação técnica com a PMMG para combate ao crime

Todas as câmeras de segurança da polícia e da BHTrans poderão ser acessadas por ambas as instituições; convênio vai beneficiar o tempo de resposta aos crimes


11/03/2021 17:55 - atualizado 11/03/2021 19:00

Acordo entre BHTrans e PM tem validade de cinco anos e não terá transferência de recursos financeiros para ser executado (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
Acordo entre BHTrans e PM tem validade de cinco anos e não terá transferência de recursos financeiros para ser executado (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
Na tarde desta quinta-feira (11/3), o prefeito Alexandre Kalil se reuniu com a Polícia Militar de Minas Gerais para assinar um acordo de cooperação técnica entre a BHTrans e a PM. Trata-se de um compartilhamento de dados, imagens, informações e recursos tecnológicos, que ampliarão as ações de controle administrativo e criminal relacionadas aos veículos que circulam em Belo Horizonte.

Segundo o coronel Cláudio Márcio Pogianelo, diretor de tecnologia de sistemas da PMMG, a reunião foi para reforçar um acordo já existente. "Esse acordo de cooperação técnica já acontece há vários anos. Hoje estamos somente reforçando as parcerias. A PM está tendo acesso à algumas novas informações de vias de monitoramento, para que possamos aumentar ainda mais a nossa eficiência."

“Essas informações são devidamente tratadas pelo sistema e viram dados de inteligência policial. As quais são usadas pelos policiais militares e guardas do município, de forma a melhor atender a comunidade de BH”, completa.

O convênio vai servir para unir as câmeras de segurança da PM e da BHTrans em uma plataforma única. sendo que ambas as instituições poderão acessar. A intenção não é, inicialmente, instalar novos equipamentos, mas melhorar os que já estão ativos, segundo o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino. "Todo o parque de câmeras que temos em BH recebe um upgrade, com a troca e o conserto. Vamos ter, de fato, condição de ver a cidade."

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção vai disponibilizar à PM, por meio do Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH), os dados e imagens dos veículos circulantes nas vias públicas da capital, capturados pelas câmeras da BHTrans. A polícia receberá as placas dos veículos, a data e hora da captação da imagem, o endereço completo e a indicação do sentido de circulação do veículo.

Por outro lado, a PM vai oferecer ao COP-BH acesso às funcionalidades de emissão de alertas, cadastro de veículos de interesse, realização de pesquisas e operações existentes em seu Sistema Hélios de Identificação Automática de Veículos.

O acordo terá validade de cinco anos, podendo ser prorrogado, e não haverá transferência de recursos
financeiros entre as instituições para executar o planejado.

A partir desse acordo, será possível aumentar a quantidade e potência do envio das informações, com imagens já utilizadas em BH. Aos poucos, os dados ficarão ainda melhores, segundo o coronel, de forma a intensificar a capacidade de resposta da polícia e prefeitura.

O secretário Genilson Ribeiro destacou ainda que "o que estamos fazendo é o aumento da capacidade de monitoramento da cidade, de modo inteligente, usando a tecnologia a favor do cidadão”.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)