(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: clubes de BH oferecem espaços para vacinação

Prefeitura de Belo Horizonte informou que entrará em contato com os clubes em ''momento oportuno''. Atualmente, vacinação ocorre em 224 pontos


16/02/2021 15:32 - atualizado 16/02/2021 16:28

Na foto, o Minas Tênis Clubes, na Região Centro-Sul de BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Na foto, o Minas Tênis Clubes, na Região Centro-Sul de BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Os clubes sociais e desportivos de Belo Horizonte, afiliados à Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais (Fecemg), ofereceram à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) seus espaços físicos para adequação e instalação de novos postos de atendimento para a vacinação contra a COVID-19. 

Nesta terça-feira (16/03), a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que recebeu e agradeceu a oferta da federação. "No momento oportuno, a secretaria entrará em contato", disse, por meio de nota.

No último sábado (13/02), o presidente da Fecemg, Marcolino de Oliveira, se reuniu com os presidentes dos clubes associados, que reconheceram a importância dessa iniciativa apoiando imediatamente a causa.

"Este é o momento de abraçar esta causa, exercendo a sua função social junto à comunidade local e ainda de apoiar os órgãos públicos neste momento de grave pandemia", disse Marcolino.

Nessa segunda-feira (15/02) foi encaminhando ofício ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, coordenador-geral do Comitê para Enfrentamento à COVID-19, disponibilizando espaços nos clubes associados. "A ideia é auxiliar na distribuição da vacina nas comunidades próximas aos clubes", acrescentou o presidente. 

Marcolino explica que os clubes funcionariam como apoiadores, disponibilizando sua infraestrutura para eventuais necessidades de espaços físicos descentralizados, visando a instalação da logística do sistema.

A PBH esclarece que mantém "avaliação constante dos procedimentos para que possa sempre aprimorar os processos para a imunização de cada grupo prioritário, levando em consideração as características e recomendações do público-alvo".


 A vacinação


A vacinação em BH ocorre em 224 pontos. Até o momento, a capital mineira recebeu três remessas de vacina contra COVID-19, sendo 201.720 doses da Coronovac, e 40.500 da Oxford, totalizando 242.220 doses.

O município está com todo o estoque já destinado para a vacinação dos públicos-alvo contemplados.

Conforme a nota informativa do Ministério da Saúde, o quantitativo de Coronavac deve garantir as duas doses para as pessoas vacinadas, ou seja, garante a cobertura para cerca de 100 mil pessoas.

Das 201.720 doses da Coronovac, 160.666 já foram distribuídas. As demais doses seguem destinadas à vacinação de idosos de 86 a 88 anos.

No caso da vacina de Oxford, das 40.500 doses recebidas pelo município, 36.656 já foram distribuídas. O restante, 3.844, também já tem destinação definida, para complementação da vacinação da população de idosos com 89 anos e mais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)