(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM CASA

COVID-19: Betim dá início à vacinação de idosos acima de 90 anos

Betim recebeu 1.160 doses e começou a vacinar idosos acima de 90 anos em casa. Estima-se que o município tenha 1.243 pessoas nesta faixa etária


15/02/2021 10:58 - atualizado 15/02/2021 12:17

Dona Conceição Odília dos Santos não precisou sair de casa para tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19 (foto: Adeildo Silva/Divulgação)
Dona Conceição Odília dos Santos não precisou sair de casa para tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19 (foto: Adeildo Silva/Divulgação)
A cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), iniciou na manhã desta segunda-feira (15/2), 15, a imunização de idosos com 90 anos ou mais contra a COVID-19. O município recebeu 1.160 doses para iniciar essa fase da vacinação. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o atendimento está sendo agendado pelas equipes de assistência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por telefone ou pessoalmente pelo agente comunitário de saúde.
 
A estimativa é de que haja 1.243 idosos nessa faixa etária residentes em Betim. O levantamento foi feito com base em dados do IBGE - considerado pelo Ministério da Saúde para envio das doses - e do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) utilizado na Atenção Básica à Saúde pelos municípios. Durante a vacinação, esse número poderá ser corrigido para mais ou para menos.
 
Caso o idoso tenha alguma dúvida ou não tenha recebido o contato, ele ou um familiar podem procurar a UBS mais próxima de sua casa. Segundo a diretora operacional da saúde, Tânia Resende, é importante que as pessoas aguardem o contato da unidade para o agendamento. 
 
A prefeitura alerta que nos atendimentos que forem realizados em domicílio, os agentes comunitários de saúde da UBS de referência acompanharão os profissionais que farão a vacinação e todos estarão devidamente identificados com crachá. 
 
A vacinação contra a COVID-19 começou em Betim no dia 20 de janeiro de 2021. De acordo com o balanço parcial da secretaria municipal de Saúde, até 9 de fevereiro, foram distribuídas 10.826 doses e aplicadas 7.102 doses da vacina contra a COVID-19.

“Ressalta-se que a atualização do número de doses aplicadas está sendo feita, gradativamente, à medida que as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema. Dessa forma, pode haver uma diferença de informação entre as doses distribuídas e as aplicadas”, pontua nota enviada pela prefeitura.
 
“Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, os grupos prioritários nesta primeira etapa são: trabalhadores da saúde os serviços de saúde públicos e privados envolvidos diretamente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de COVID-19; idosos institucionalizados e profissionais das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); pessoas portadoras de deficiência que vivem institucionalizadas.

Nessa nova etapa, serão contemplados os idosos com 90 anos ou mais e, à medida que o município receber novos lotes da vacina, será ampliada para outros grupos prioritários”, explica a prefeitura em nota. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)