(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

Lagoa Santa: vídeo mostra descumprimento de lei que combate aglomeração

Decreto ignorado por quem parou e estacionou o carro na orla da Lagoa Central causou indignação de moradores. Infração pode gerar multa e apreensão do carro


14/02/2021 17:18 - atualizado 14/02/2021 18:55

Foto publicada na sexta-feira (12/2), já dava sinais de que a movimentação de carros durante o período de carnaval em Lagoa Santa seria intensa(foto: Divulgação/ Felipe Toledo)
Foto publicada na sexta-feira (12/2), já dava sinais de que a movimentação de carros durante o período de carnaval em Lagoa Santa seria intensa (foto: Divulgação/ Felipe Toledo)
Foi publicado nas redes sociais da prefeitura de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesse sábado (13/2), um comunicado que proíbe parar e estacionar os carros nas avenidas Getúlio Vargas, das Palmeiras e na Praça Felipe Rodrigues. A medida, segundo o comunicado, visa evitar aglomerações nos pontos de maior concentração de pessoas, reforçando, assim, as normas do Decreto nº 4225, que proíbe as festividades carnavalescas até 17 de fevereiro.
 
Mesmo com a medida, moradores de Lagoa Santa publicaram em páginas já conhecidas pela cidade vídeos e fotos mostrando o descumprimento das normas  durante todo o sábado. Um dos vídeos, publicado na página "Lagoa Santa Zueira", mostra que por volta das 16h, mesmo com as faixas e cavaletes orientando a proibição, a infração foi cometida.  
 
Segundo o administrador da página, que não quer se identificar, existe uma preocupação tanto dos administradores das páginas quanto da população de que Lagoa Santa acabe sendo um refúgio sem lei para muitas pessoas que visitam a cidade, mas não se preocupam com as normas locais. Lagoa Santa está a 37 quilômetros de Belo Horizonte.
 
 
 
“Eram carros com placas de Belo Horizonte e de Lagoa Santa também. Achei um absurdo, pois independentemente do que as pessoas pensam sobre a COVID-19 e seus males, tinham placas, faixas e cavaletes espalhadas por toda a Lagoa Central avisando a proibição, e, logo à frente na rotatória grande, tinham agentes de trânsito e a Polícia Militar. Nada disso fez com que houvesse um pingo de respeito”, conta.
 
Uma foto publicada em outra rede social, na sexta-feira (12/2), já dava sinais de que a movimentação de carros durante o período de carnaval seria intensa. De acordo com o administrador da página Flagrante Lagoa Santa, Felipe Puiati Toledo, o Flagrante, assim como as outras páginas de informação compartilhada, tem sido de grande importância durante a pandemia. Existe uma troca de conteúdos entre elas e também de quem as segue.
 
“A própria população acaba mostrando a realidade dos fatos e o descumprimento dos decretos em tempo real. Por vezes, essas postagens acabam forçando uma reação do poder público que talvez não ocorreria se não fosse a repercussão na sociedade.” 
 
De  acordo com o artigo 181 do Código Brasileiro de Trânsito, parar e estacionar em local proibido é considerado infração média, com penalidade de multa e remoção do veículo.
 

Fiscalização 

 
Comunicado proíbe parar e estacionar os carros nas avenidas Getúlio Vargas, das Palmeiras e na Praça Felipe Rodrigues até 17 de fevereiro(foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Comunicado proíbe parar e estacionar os carros nas avenidas Getúlio Vargas, das Palmeiras e na Praça Felipe Rodrigues até 17 de fevereiro (foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Em nota, a  Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), afirma que houve sim, por parte de alguns motoristas, o cometimento da infração de estacionar em local proibido na orla central de Lagoa Santa, mas em momento algum a Polícia Militar deixou de tomar as providências cabíveis diante a situação, bem como a todo o momento esteve atuante no município e em apoio a outros órgãos.
 
Ainda segundo a nota, a Polícia Militar afirma que vem atuando, constantemente, na fiscalização de trânsito na cidade, em conjunto com os agentes de trânsito do município. Logo, a 8ª Cia PM Independente previu, em Ordem de Serviço, policiamento em apoio à prefeitura nesses locais onde há, rotineiramente, grande fluxo de veículo e aglomerações de pessoas.
 
Para isso, foram destinados para a Praça Felipe Rodrigues e o Iate Club (Avenida Cel. Carlos Orleãns com Avenida Getúlio Vargas) policiamentos a pé e motorizado para garantir a ordem pública na orla da lagoa. Na mesma data, segundo a Polícia Militar, sete fiscais/agentes de postura, um auxiliar para sinalização e remanejamento de placas e três agentes da Vigilância Sanitária, realizaram fiscalização na orla da Lagoa Central, onde foram confeccionados vários autos de infrações, bem como apreensão de veículos estacionados irregularmente. Foi feito ainda, apreensão de um condutor com sinais de embriaguez.
 
A  8ª Cia PM Independente destaca que não apenas se fez presente na orla da lagoa, como também em todo o território das cidades de Lagoa Santa, Confins, Santana do Riacho e Jaboticatubas, com o objetivo de coibir eventos carnavalescos irregulares, como no caso de um evento que ia acontecer no Bairro Visão, em Lagoa Santa, e foi frustrado pela Polícia Militar juntamente com os fiscais da prefeitura.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)