(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Montes Claros vai retomar aulas presenciais em 4 de março

De acordo com decreto, escolas deverão seguir regras para diminuir o risco de contágio pela COVID-19. Inicialmente, vão receber apenas 35% dos alunos


09/02/2021 13:30 - atualizado 09/02/2021 14:10

Escolas de Montes Claros deverão medir temperatura, manter o distanciamento e exigir o uso de máscara por todos(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Escolas de Montes Claros deverão medir temperatura, manter o distanciamento e exigir o uso de máscara por todos (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)

A Prefeitura de Montes Claros (Norte de Minas Gerais) publicou decreto nesta terça-feira (9/2), que autoriza o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas da cidade em 4 de março. De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito Humberto Souto (Cidadania), os estabelecimentos vão ter que adotar uma série de medidas para diminuir os riscos de contaminação da COVID-19 pelos alunos e professores.

Um dos critérios é que, no primeiro mês do retorno presencial, as escolas deverão fazer um revezamento, recebendo no máximo 35% dos alunos por dia – os demais estudantes acompanharão as atividades pela internet ou por material didático específico com o conteúdo ministrado na sala de aula.
 
O decreto permite aos alunos a opção de não assistir às aulas presenciais. Nesse caso, eles deverão ser atendidos pelo modelo a distância.

As escolas ainda deverão obedecer ao distanciamento de 1,5 metro entre os alunos e exigir o uso de máscaras.
 
Outras exigências são a higienização de banheiros, lavatórios e vestiários nos intervalos entre cada turno ou, no mínimo, a cada três horas.

Também terão que medir a temperatura de estudantes, professores e de outras pessoas na entrada dos prédios. Quem estiver com temperatura corporal acima de 37,5ºC, sintomas gripais e característicos da COVID-19 não terá acesso à escola. 
 
A prefeitura também condiciona o retorno das aulas presenciais à ocupação de leitos hospitalares na rede municipal de saúde por pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o decreto, a retomada do ensino presencial ocorrerá mediante a ocupação máxima de até 90% dos leitos clínicos e até 85% dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de pacientes com a COVID-19, de acordo com a média dos 10 dias anteriores.
 
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Montes Claros, a taxa de ocupação dos leitos clínicos na cidade é de 83% enquanto a ocupação dos leitos de UTI por pacientes graves da COVID-19 é de 65%.

A cidade já teve confirmados 17.114 casos de coronavírus e 260 mortes provocadas pela doença.
 

Vacinação de professores

 
Também nesta terça-feira foi publicado no Diário Oficial do Município decreto que estabelece os grupos prioritários para a vacinação contra a COVID-19 em Montes Claros. Entre eles, estão os professores das escolas municipais e privadas. 
 
O decreto lista 13 grupos prioritários para a imunização, dos quais 10 são de profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a COVID-19, idosos e portadores de deficiências residentes em instituições de acolhimento e asilos e outros idosos divididos em grupos conforme a idade, em ordem decrescente.

Já foram vacinadas as pessoas acima de 90 anos.
 
Atualmente, estão sendo imunizados os idosos acima de 85 anos.

Os professores das escolas públicas e privadas integram o 12º grupo a ser vacinado, logo após o grupo das pessoas comorbidades.

Na campanha de vacinação em Montes Claros também foram priorizadas pessoas em situação de rua (13º grupo).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)