(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Rio Acima: Parque Nacional do Gandarela é fechado para conter aglomerações

Os pontos mais visitados como as cachoerias do Índio e Viana terão fiscalização constantes. Guarda Civil e Polícia Militar farão parte da força tarefa


06/02/2021 10:09 - atualizado 06/02/2021 18:45

Será adotada uma série de blitz educativas nos princiapis pontos da cidade. O cidadão pego transitando no Parque Nacional da Serra do Gandarela vai ser retirado(foto: Divulgação/ICMBio)
Será adotada uma série de blitz educativas nos princiapis pontos da cidade. O cidadão pego transitando no Parque Nacional da Serra do Gandarela vai ser retirado (foto: Divulgação/ICMBio)
O Parque Nacional da Serra do Gandarela, com sede em Rio Acima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, está fechado para visitações. O anúncio foi dado pela prefeitura de Rio Acima nessa sexta-feira (05/02) com o objetivo de evitar aglomerações, principalmente nos finais de semana e no período do carnaval.
 
Os pontos turísticos mais visitados do parque como a cachoeira do Viana e do Índio pertencem a uma propriedade particular e segundo o comunicado da prefeitura, em razão da grande visitação dessas cachoeiras e imediações, sem o devido controle, tem gerado eventos com aglomerações, roubos e furtos.
 
Ainda segundo a prefeitura, com a permissão do dono da propriedade foi montada uma força tarefa com a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Secretaria de Meio Ambiente e o ICMBio para ampliar as medidas de fiscalização, a partir deste sábado (06/2).
 
De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Rodney Alaert dos Santos, as medidas adotadas serão blitzes educativas, executadas pela prefeitura, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal e com o apoio das outras secretarias. Caso um cidadão desavisado seja pego transitando nesses locais, ele será convidado a se retirar do Parque.
 
“Neste momento é impossível a presença física dos turista e como o Parque Nacional do Gandarela não tem acessos fechados devido as estradas vicinais, foram feitas barreiras físicas para as cachoeiras”

Prefeitura fecha o cerco

 
Após o decreto publicado em 15 de janeiro, que dispões de medidas para conter os avanços da COVID-19, em Rio Acima, será comum para os moradores e turistas verem barreiras educativas com vistas a promoverem campanhas de conscientização e controle do acesso à cidade.
 
No dia 24 de janeiro, a Secretaria de Segurança, através da Guarda Civil Municipal contando com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Defesa Civil, Secretaria de Turismo e voluntários realizaram uma blitz. Foram abordados e vistoriados todos os coletivos intermunicipais, veículos de passeio e motos com pessoas que desejavam acampar ou visitar os atrativos. Quem foi abordado teve que voltar para casa. Na ação foi apreendida uma faca de caça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)