(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS AULAS

Acusada de 'plágio', Prefeitura de Ipatinga diz que mira bons exemplos

SindUTE de Ipatinga diz que Prefeitura plagiou do governo de Espírito Santo o Plano Municipal de Retorno às Aulas e reclama que sindicato não foi ouvido


28/01/2021 13:50 - atualizado 28/01/2021 14:40

(foto: Isaura Azevedo Carvalho, diretora do SindUTE, subsede de Ipatinga, não concorda com o plano volta às aulas )
(foto: Isaura Azevedo Carvalho, diretora do SindUTE, subsede de Ipatinga, não concorda com o plano volta às aulas )
A Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga apresentou, na segunda-feira (26/1), o Plano Municipal de Retorno às Aulas, documento que tem todo o planejamento para um retorno das aulas presenciais, com o protocolo de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus.

O documento agradou a muitos, mas também desagradou outros, como a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), Isaura Azevedo Carvalho, da Subsede de Ipatinga. Ela denunciou que o Plano Municipal de Retorno às Aulas divulgado pela SME de Ipatinga é plágio do Plano de Retorno utilizado pelo governo do Espírito Santo. 

Isaura disse que, além do plágio, a Prefeitura de Ipatinga ignora a situação crítica da pandemia do novo coronavírus no município, com novos casos de contaminação a cada dia. “Mesmo assim, assistimos à retirada do Programa Minas Consciente pela atual administração, ao mesmo tempo em que se propõe a retomada presencial das aulas no município”, disse.

“O retorno presencial não se justifica diante do atual momento epidemiológico, infinitamente pior que o que determinou a suspensão das aulas presenciais e o início das atividades remotas”, disse, lembrando que o sindicato “vê com muita preocupação as medidas unilaterais que estão sendo tomadas pela SME, que sequer dialogou com a representação dos trabalhadores (as) em educação ou convocou a comissão interinstitucional”.

Prefeitura se defende


A Secretaria de Educação de Ipatinga esclareceu que o Plano Municipal de Retorno às Aulas a ser implementado na rede do município foi construído com participação e anuência de um competente grupo de profissionais da área, usando como base modelos adotados com pleno êxito em diversas cidades do Brasil. 

O secretário municipal de Educação, Sérgio Mendes, considera natural que bons exemplos sejam, de fato, tomados como referência, especialmente quando está em questão a qualidade do ensino, mola-mestra e pedra angular da desejável formação cidadã. 

O ano escolar em Ipatinga começará no dia 3 de fevereiro, e, até o dia 21, ocorre a preparação das escolas e profissionais para receber os alunos. No dia 22 será aberto o ano letivo, obedecendo os 200 dias letivos estabelecidos pelo Ministério da Educação que devem findar dentro do ano de 2021, assim, a previsão de encerramento é em 21 de dezembro.
 
"A retomada das aulas é uma decisão que compete ao governo municipal, no entanto, o diálogo e respeito aos profissionais da Educação são prioridade, por isso todo processo de retomada está sendo construído em conjunto. Várias reuniões têm acontecido com a categoria, o calendário foi disponibilizado para apreciação dos diretores que podem trazer sugestões", informou a prefeitura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)