(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUMADINHO

Justiça da Alemanha aceita ação coletiva pela devastação em Brumadinho

Ação na Justiça é contra a multinacional alemã Tüv Süd; empresa afirma que colabora com autoridades


22/01/2021 11:38 - atualizado 22/01/2021 12:09

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 25/1/19)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 25/1/19)
A justiça da Alemanha aceitou uma ação coletiva contra a multinacional alemã Tüv Süd pela devastação provocada com o rompimento das Barragens B1, 4A e 4A1 em Brumadinho, tragédia que completa dois anos no próximo dia 25. A empresa afirma que colabora com as autoridades.

A ação, como adiantou o Estado de Minas em 27 de abril de 2019, foi proposta pelo escritório PGMBM, o mesmo que busca indenizações de até 5 bilhões de libras (R$ 36 bilhões) pelo rompimento da Barragem do Fundão, operada pela Samarco, em Mariana, há 5 anos.

Essa ação internacional foi proposta em benefício da prefeitura de Brumadinho e em nome de uma das vítimas, mas pode receber mais clientes. A alegação é de que a Tüv Süd fez 'ajustes de mercado' para permitir que a barragem seguisse em uso e não interferisse na dinâmica produtiva da empresa contratante, a Vale. “Certificaram que havia segurança, quando sabiam que não havia”, informou o escritório.

Como na Inglaterra, a alegação do escritório é de que a Justiça no Brasil é lenta e ineficiente, não possibilitando uma justa reparação aos atingidos e familiares das vítimas.

No processo na Alemanha o escritório PGMBM tinha pedido 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5,4 bilhões). A diferença é que a ação na Inglaterra foi inicialmente rejeitada pelas cortes do Reino Unido, mas o escritório busca uma apelação. Essa resposta deve sair nos próximos dias.

A Tüv Süd emitiu os pareceres técnicos garantindo a estabilidade da barragem B1, da Mina Córrego do Feijão, operada pela Vale e por isso responderá na Alemanha pelos danos morais e materiais provocados pelo rompimento das três barragens.

O rompimento despejou 9 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro na Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, impedindo a utilização da água entre Brumadinho, na Grande BH, e Pompéu, na Região Centro-Oeste. Ao todo morreram 270 pessoas, sendo que 11 corpos ainda são procurados pelos Bombeiros.

A TÜV SÜD informou, por meio de nota, que continua profundamente consternada pelo trágico colapso da barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019. “Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. A Tüv Süd reitera seu compromisso em ver os fatos sobre o rompimento da barragem esclarecidos. Por isso, continuamos oferecendo nossa cooperação às autoridades e instituições no Brasil e na Alemanha no contexto das investigações em andamento. Enquanto os processos legais e oficiais ainda estiverem em curso, a Tüv Süd não poderá fornecer mais informações sobre o caso.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)