(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Uberlândia receberá 11 mil doses da CoronaVac, número abaixo da demanda

O carregamento chegou ao aeroporto de Uberlândia às 9h50 em voo fretado; vacinação deve começar ainda nesta terça-feira (19/1)


19/01/2021 12:49 - atualizado 19/01/2021 14:12

Vacina é descarregada no aeroporto de Uberlândia(foto: Divulgação/PMMG)
Vacina é descarregada no aeroporto de Uberlândia (foto: Divulgação/PMMG)
Uberlândia, maior cidade do Triângulo Mineiro, terá 11 mil das mais de 21,5 mil doses da vacina contra a COVId-19 que foram enviadas para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) da região nesta terça-feira (19/01). O quantitativo vai ser dividido entre as duas doses que são necessárias para a proiteção do indivíduo. O número é considerado baixo para a demanda mesmo em grupos prioritários.

O carregamento com a primeira metade da leva chegou ao aeroporto de Uberlândia às 9h50 em um voo fretado. Depois de descarrego, foi levado diretamente para armazenamento na SRS, onde chegou por volta perto das 10h30. Existe um esquema de segurança montando pela Polícia Militar acompanhando a remessa o tempo todo.

No fim da manhã aconteceu uma reunião entre a superintendência e os representantes das pastas de Saúde de prefeituras. O intuito era falar sobre a logística de distribuição.



Uberlândia terá a maior quantidade de doses por ter metade da população dos 18 municípios que compõem a SRS. Contudo, o número está abaixo do esperado, que era de cerca de 18 mil doses. Sendo assim, haverá uma segmentação dentro do grupo  prioritário da Fase 1 do plano imunização local. Até agora são pelo menos 50 mil cadastros feitos pela Prefeitura de Uberlândia.

A secretaria municipal de Saúde pretende priorizar profissionais de saúde ligados diretamente ao atendimento de casos de contágio de coronavírus, sejam eles de UTIs ou de pronto atendimento. No caso dos idosos, a prioridade são os cerca de 600 idosos que vivem nas 36 instituições de longa permanência e, posteriormente, aqueles que têm mais de 74 anos.

Início da vacinação em Uberlândia
A secretaria de Saúde pretende iniciar a vacinação ainda nesta terça (18/1) às 16h, no Uberlândia Tênis Clube, onde foram montadas 30 estações para aplicação.

No local serão imunizados os profissionais da saúde e a expectativa é de que neste primeiro dia o trabalho vá até às 21h. Todos os vacinados terão agendamento e serão avisados por meio de mensagens em seu celulares.

O mesmo procedimento também vai acontecer com os idosos, sendo que os que podem se deslocar serão recebidos no Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (CEAI) mais próximo de suas residências.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)