(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACIDENTE

Cabeça d'água deixa ao menos dois mortos em Capitólio, no Sul de Minas

Fato aconteceu na tarde deste sábado (2/1), na região conhecida como Cascatinha; bombeiros estão no local


02/01/2021 16:53 - atualizado 08/01/2021 12:47

Imagem meramente ilustrativa de cachoeira em Capitólio (MG), local do acidente(foto: Lucas Matos/Divulgação)
Imagem meramente ilustrativa de cachoeira em Capitólio (MG), local do acidente (foto: Lucas Matos/Divulgação)
 

 

O Corpo de Bombeiros se empenha na tarde deste sábado (2/1) em resgatar vítimas de uma cabeça d'água em Capitólio, na Região Sul de Minas Gerais.

 

De acordo com informações iniciais da corporação, pelo menos 18 pessoas foram atingidas pela força das águas por volta das 14h20. Dessas, ao menos duas morreram, segundo os bombeiros e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG).


Os corpos são de duas mulheres, ainda não identificadas. Elas foram entregues à funerária São Vicente, do município de Alpinópolis.

 

De acordo com a Defesa Civil, a cabeça d'água aconteceu por causa das fortes chuvas na parte superior do Rio Capivara, localizado no Eco Parque de Capitólio. 

 

O fato aconteceu na região conhecida como Cascatinha.  

 

Ao todo, foram 18 envolvidos até o momento que já foram confirmados: 16 resgatados com vida e sem lesões, além de dois óbitos ainda não identificados. Os bombeiros ainda buscam por outras duas vítimas que teriam ficado submersas, de acordo com testemunhas.

 

 

 

De acordo com os bombeiros, três vítimas ficaram ilhadas na outra margem da cachoeira, nas proximidades da queda d'água. Porém, estão todas em segurança. 

 

 

 

Além disso, outras três vítimas ficaram ilhadas em uma pedra no meio do curso d'água da cachoeira. Uma dessas pessoas sofreu fratura de pelve e perna, além de um traumatismo craniano. Ela foi estabilizada e conduzida por terra até a Santa Casa de Passos.

 

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe de Piumhi recebeu o chamado de resgate na região do “turvo”, nos cânions. 

 

O que é uma cabeça d'água?

 

O fenômeno que deixou vítimas em Capitólio tem como causa um aumento momentâneo do nível d'água de rios e lagos. Ele acontece quando uma grande quantidade de chuva cai em partes superiores de uma cachoeira. 

 

Com isso, os banhistas são surpreendidos pela força d'água, que sobe rapidamente. 

 

 

A dica dada pela Defesa Civil é simples: a população precisa evitar cachoeiras sem salva-vidas. Além disso, o banhista jamais deve frequentá-las sozinho durante o período de chuvas.

 

Checar a previsão do tempo para o dia em específico também é importante. A presença de folhas na superfície, aumento do volume da “cascata d’água” e mudança da cor do rio são sinais de que uma cabeceira d’água está em curso, indica o órgão. 

 

A tromba d'água, por outro lado, funciona como um pequeno tornado. Ela acontece em rios e também no oceano. 

 

O grande risco desse segundo fenômeno é para as embarcações, já a intensidade dos ventos pode tirar os barcos e navios de rota. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)