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Estado de Minas "ATAQUE MALICIOSO"

Site da Cemig é hackeado e atendimento online fica prejudicado

Empresa divulgou nota informando ter sido alvo do ataque, até agora anônimo, e que tomou rapidamente as providências para conter os efeitos danosos ao serviço


26/12/2020 17:34 - atualizado 26/12/2020 22:14

(foto: Reprodução / Site da CEMIG)
(foto: Reprodução / Site da CEMIG)
Um ataque hacker ao site da Cemig dificulta usuários a resolverem de forma remota problemas de fornecimento de energia neste sábado (26/12). Mesmo com o banner no site indicando a possibilidade de entrar em contato com a empresa por meio do telefone 116, quando efetuada a ligação, ela se encerra com 20 segundos.  

Embora ainda seja permitido baixar o aplicativo da empresa, todos os canais remotos indicam que os serviços da CEMIG estão indisponíveis. Até os canais via Whatsapp e SMS foram afetados.

Há um banner no site com as seguintes instruções: “Até que o funcionamento seja normalizado, os clientes podem entrar em contato com a empresa por meio do telefone 116”, Porém, quando a reportagem do jornal Estado de Minas fez o contato com a CEMIG pelo telefone indicado, até as 17h deste sábado (26/12), a chamada foi desligada antes mesmo de chegar às opções de atendimento.
 
A Cemig informou que foi alvo de um "ataque malicioso" e que imediatamente tomou providências para sanar os efeitos nocivos. 
 
Leia na íntegra a nota da Cemig
 
A Cemig informa que no dia 25 de dezembro de 2020 foi detectado pelo SOC (núcleo de operação de segurança) um comportamento anômalo na rede interna, com características de um ataque malicioso de ransomware. 

Imediatamente foram acionadas as equipes responsáveis para a correta detecção do ataque e subsequente adoção das medidas de contenção. 

Menos de 10% dos servidores na plataforma Windows/Microsoft Hyper-V tiveram seu conteúdo criptografado. Estações de trabalho também foram parcialmente comprometidas e estão em processo de verificação. 
 
Importante destacar que, graças à ação rápida e eficaz de contenção realizada pela Cemig, a operação do sistema elétrico e as principais bases de dados (clientes, faturamento, atendimento e gestão empresarial) não foram comprometidas, garantindo, assim, a prestação de serviços aos nossos clientes.
 
Estão em curso diversas ações para identificação da origem e consolidação da contenção para a recuperação gradual dos ambientes comprometidos. 
 
Ressaltamos que não fomos contatados por qualquer suposto autor do ataque, que não houve vazamento de dados dos clientes e que as autoridades competentes já foram notificadas e estão atuando no caso.

Caso necessitem solicitar algum serviço, orientamos os clientes a ligarem para o número 116. Os outros meios de comunicação serão restabelecidos tão logo a Cemig se certifique do restabelecimento da segurança dos ambientes comprometidos.


CEMIG- Companhia Energética de Minas Gerais 


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