(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA DE RISCO GEOLÓGICO

BH é a cidade onde mais choveu no Natal em Minas; veja a previsão

Volume de chuva na Pampulha chegou a 60 milímetros nas últimas 24 horas, mas instabilidade deve perder força. Defesa Civil alerta para deslizamentos de terra


25/12/2020 09:28 - atualizado 25/12/2020 09:53

Manhã de Natal em Belo Horizonte. Na foto, Avenida Antônio Carlos, na Região Noroeste(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Manhã de Natal em Belo Horizonte. Na foto, Avenida Antônio Carlos, na Região Noroeste (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)


Como previsto há vários dias, o Natal foi com chuva em Belo Horizonte e na maior parte do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira foi a cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas no estado. Mas, a partir de hoje, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a perder força, reduzindo a precipitação aos poucos. 

“A cidade com mais chuva na noite de Natal foi BH. Na Pampulha foram mais de 60 milímetros, e 37 milímetros na Região Centro-Sul, isso em 24 horas”, afirma o meteorologista Cléber Souza. Os valores foram contabilizados entre as 9h de quinta-feira, véspera de Natal, e as 9h de hoje. A chuva ficou mais constante na tarde passada e mais intensa à noite. 

A previsão para esta sexta-feira na capital é de céu nublado com pancadas de chuva à tarde e à noite. A menor temperatura em BH foi de 17,5°C e a máxima não deve passar dos 26°C. 

No estado, os termômetros marcaram 12,6°C em Monte Verde, no Sul de Minas, e a máxima esperada é de 36°C nos municípios de Itaobim, Montalvânia e Mocambinho, ao Norte, onde há poucas chances de chuva. No restante do estado, a previsão é de pancadas de chuva isoladas. 

“A zona de convergência começa a enfraquecer, diminuindo o volume de chuvas”, detalha Cléber Souza. Neste final de semana ainda pode chover. “Pode haver uma massa de ar seco nos próximos dias, e as chuvas irão mais para o Triângulo e Sul durante o réveillon”, indica o meteorologista sobre a próxima semana.  

Deslizamentos de terra


A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou, nesta sexta-feira, um alerta de risco geológico alto nas regionais Centro-Sul e Noroeste. Ele é válido até o próximo domingo (27). Também há risco moderado nas regiões Pampulha e Nordeste para o mesmo período. O órgão explica que a população deve estar atenta aos seguintes sinais que podem indicar um deslizamento de terra que pode causar desabamento e soterramento: 

- Trinca nas paredes
%u2800- Água empoçando no quintal
%u2800- Portas e janelas emperrando
%u2800- Rachaduras no solo
%u2800- Água minando da base do barranco
%u2800- Inclinação de poste ou árvores




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)