(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: bares enchem na Savassi no último sábado antes da lei seca

Consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos volta a ser proibido a partir da próxima segunda-feira


05/12/2020 19:31 - atualizado 05/12/2020 20:35

Movimentação em bares do quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, na Savassi.(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Movimentação em bares do quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, na Savassi. (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Os bares na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ficaram cheios na noite deste sábado (5). Isso porque em razão do aumento de casos do novo coronavírus, a partir da próxima segunda-feira (7), o consumo de bebidas alcoólicas volta a ser proibido em bares, restaurantes e outros locais de alimentação da capital, conforme decreto publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte no Diário Oficial do Município (DOM) dessa sexta-feira (4).

As mesas estavam cheias no quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque. Belo-horizontinos se reuniram com amigos para beber uma cerveja gelada e assistir ao jogo de futebol no telão. 

Movimentação em bares do quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque, na Savassi(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Movimentação em bares do quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque, na Savassi (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Mais cedo, o Mercado Central - considerado a "praia" dos mineiros onde todo sábado, tradicionalmente, os clientes têm encontro marcado nos bares e restaurantes do comércio em rodas de amigos - o tom também foi de despedida.

A mudança ocorre depois que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) concordou em acatar o pedido do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Decreto 17.484, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil, leva em conta “as análises sistemáticas dos indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial realizadas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19”.

De acordo com o novo decreto, os bares podem continuar servindo comidas para clientes no local, mas a bebidas alcoólicas é proibida.

 Relembre

Depois que a pandemia atingiu Minas Gerais, em março deste ano, Belo Horizonte passou a permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados e farmácias. No caso dos serviços de alimentação, o atendimento era permitido somente por delivery.

Em agosto, houve uma queda de braço entre a prefeitura e representantes desse setor do comércio pela reabertura, inclusive com ações nas Justiça. A prefeitura só autorizou a reabertura dos bares e restaurantes em setembro, naquela época, com restrição de dias e horários para a venda de bebidas. Em outubro, a flexibilização aumentou, ampliando o horário dos estabelecimentos e a venda de bebidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)