(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSTENTÁVEL

Sul de Minas: tabaco apreendido pela Receita Federal vai virar adubo

Pelo menos 16 toneladas do material foram doadas ao Instituto Federal do Sul de Minas, que vai produzir o fertilizante


18/11/2020 15:40 - atualizado 18/11/2020 16:22

Tabaco vai se transformar em adubo por meio da compostagem(foto: Reprodução/IFSULDEMINAS)
Tabaco vai se transformar em adubo por meio da compostagem (foto: Reprodução/IFSULDEMINAS)
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais(Ifsuldeminas) vai produzir adubo orgânico a partir de 16 toneladas de tabaco doadas pela Receita Federal. O material foi apreendido em fiscalizações e seria utilizado na fabricação clandestina de cigarros. O projeto será executado no campus de Muzambinho, a 85 quilômetros de Poços de Caldas. 


Parte da carga já foi entregue no instituto e o restante chega nesta quinta-feira (19). Para que o tabaco se transforme em adubo é necessário o processo de compostagem, onde a matéria-prima é misturada com outras substâncias. Após a conclusão do trabalho, entre 90 e 120 dias, o material será usado nas áreas de cultivo da Escola Fazenda do instituto.

 

 

 

 

Além de sustentável, o adubo poderá alterar as características do solo e aumentar a qualidade da produção. A nicotina do cigarro, por exemplo, tem propriedades inseticidas. “Espera-se a melhoria dos aspectos físicos, químicos e biológicos dos solos, ou seja, melhor conservação das áreas, melhor nutrição das plantas e aumento de produtividade, afirmou o coordenador geral de Produção do campus Muzambinho, Carlos Alberto Machado Carvalho.

A Receita Federal informou que o projeto deverá se repetir em Muzambinho e nos outros campi do Instituto. “Essa parceria transforma materiais contrabandeados em produtos benéficos à comunidade e ao meio ambiente”, disse o delegado da Receita Federal, Michel Lopes Teodoro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)