(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RELIGIOSIDADE

Mineira morta em 1982 está perto de ser beatificada

Vaticano reconhece graças alcançadas por intercessão de estudante de Barbacena, morta aos 20 anos ao resistir a uma tentativa de estupro. Ela é a quarta beata de Minas Gerais


29/10/2020 06:00 - atualizado 29/10/2020 06:54

Data da beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos é o próximo passo a ser definido pela Igreja Católica(foto: Arquivo da família)
Data da beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos é o próximo passo a ser definido pela Igreja Católica (foto: Arquivo da família)


Minas Gerais terá seu quarto beato na Igreja Católica, último passo antes da canonização. Depois de Padre Eustáquio, Nhá Chica e Padre Victor, será a vez de Isabel Cristina Mrad Campos, nascida em 1962, em Barbacena, na Região Central. O papa Francisco reconheceu, conforme divulgado ontem, o martírio da jovem, assassinada aos 20 anos quando estudava em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Em 1º de setembro de 1982, um homem tentou violentá-la, mas ela teria lutado até a morte para defender a virgindade, recebendo 15 facadas. O crime interrompeu o desejo da estudante de prestar vestibular para medicina.
 
"Agora só falta o Vaticano marcar a data da cerimônia de beatificação, pois, com a declaração de reconhecimento como mártir, não é necessário comprovação de milagre nesta etapa", explica monsenhor Danival Milagres Coelho, vigário-geral para o clero da Arquidiocese de Mariana e titular da Paróquia do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, que guarda os restos mortais da jovem. No local, há também um memorial dedicado a ela. Seus tios vivem no município.

"Ela é exemplo para os jovens e um símbolo nestes tempos de violência contra as mulheres. Sua história lembra a de Santa Maria Goretti", compara monsenhor Danival, em referência a Maria Teresa Goretti (1890-1902), jovem católica italiana, venerada como santa e mártir, e assassinada aos 11 anos numa tentativa de estupro. Na etapa posterior ou canonização (para se tornar santa), é necessária a comprovação de um milagre "Há muitos registros de graças alcançadas por intercessão dela", acrescentou o monsenhor.

Altar


Ao se tornar beata, Isabel Cristina poderá ter sua imagem em altares, templos (santuários, igrejas e capelas) a ela dedicados, e os fiéis podem recorrer à sua intercessão. É o que ocorre com o holandês Beato Padre Eustáquio, que trabalhou durante muitos anos em Minas e morreu em Belo Horizonte, o Beato Padre Victor, que atrai peregrinos a Três Pontas, no Sul do estado, e a Beata Nhá Chica, alvo de romarias em Baependi, na mesma região. Em Minas, há outros candidatos à beatificação.

Também foi divulgado ontem que, após reunião na terça-feira com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Marcelo Semeraro, o papa Francisco autorizou promulgação de decreto reconhecendo as virtudes heroicas do religioso Roberto Giovani, abrindo o caminho para a beatificação. Ele nasceu em Rio Claro (SP), em 16 de março de 1903, e passou a maior parte da vida em Casa Branca, também no interior paulista, onde ficou marcado por suas ações sociais, especialmente com pobres e doentes. Giovani era ligado à Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo e morreu em Campinas, em 11 de janeiro de 1994, "após uma vida dedicada à solidariedade".
 

Rumo à beatificação

 
» ISABEL CRISTINA MRAD CAMPOS
Nasceu em Barbacena, em 1962. Estudante em Juiz de Fora, na Zona da Mata, em 1º de setembro de 1982 foi morta com 15 facadas ao resistir a uma tentativa de estupro em sua casa. (Falta marcar a data.)

Em andamento


» NOSSA MÃE
Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, natural de Borda da 
Mata, no Sul de Minas. Em Três Pontas, fundou o Carmelo São José, onde viveu enclausurada de 1962 a 2005, quando morreu.

» IRMÃ BENIGNA
Em janeiro de 2013, foi encerrada a fase diocesana do processo de Benigna Victima de Jesus, nascida em Diamantina, em 1907. Tornou-se religiosa da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade aos 28 anos. Morreu em 16 de outubro de 1981.

» MONSENHOR ALDERIGI
Alderigi Maria Torriani nasceu em Jacutinga, no Sul de Minas. Viveu a infância na Itália. Como padre, assumiu a Paróquia de Santa Rita de Caldas, no Sul do estado. O processo de beatificação começou em fevereiro de 2001.

» MADRE MARIA IMACULADA
Maria Giselda Vilela, Mãezinha, nasceu em Maria da Fé, no Sul de Minas. Aos 13 anos teve um tumor na virilha. Morreu em janeiro de 1988, depois de seguir na vida cristã. O processo de beatificação começou em 2006.

» DOM VIÇOSO
Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875) ingressou no noviciado da Congregação da Missão, em Lisboa, em 1811, sendo ordenado padre lazarista em 1818. Veio de Portugal para fundar missões na então província de Mato Grosso. Foi diretor do Colégio do Caraça, em Minas.

» DOM LUCIANO MENDES
A abertura do processo de beatificação do arcebispo de Mariana por 18 anos, natural do Rio de Janeiro, foi anunciada em agosto de 2011. Ele morreu em 27 de agosto de 2006.
 
» MONSENHOR HORTA
Monsenhor José Silvério Horta nasceu em Mariana em 20 de junho de 1859 e morreu em 30 de março de 1933. Processo se encontra na fase diocesana de estudos há 11 anos.

» PADRE JÚLIO MARIA DE LOMBAERDE
Em 2014, o Vaticano autorizou a abertura do processo de beatificação do religioso belga, que viveu 16 anos em Minas. Ele se dedicou parte à criação de escolas, hospitais, asilos e congregações. Entre 1928 e 1944, morou em Manhumirim, na Zona de Mata.
 
» FLORIPES DORNELAS DE JESUS (LOLA)
Leiga, nascida em 1913, em Mercês, na Zona da Mata, morreu em 9 de abril de 1999. O processo de virtude, aberto em 2004, se encontra na fase diocesana.

» MONSENHOR DOMINGOS EVANGELISTA PINHEIRO
Natural de Caeté, na Grande BH (1843-1924), passou a vida servindo a Deus e ajudando as pessoas. Fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)