(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVE FANTASMA

Bombeiros resgatam pássaro raro ferido em parque de Uberaba

O animal, que é mais conhecido como urutau e 'ave fantasma', também é chamado de mãe-da-lua e emenda-toco


24/10/2020 10:32 - atualizado 24/10/2020 10:52

Urutau resgatado pelos bombeiros está com suspeita de fraturas nas patas (foto: 8º BBM/Divulgação)
Urutau resgatado pelos bombeiros está com suspeita de fraturas nas patas (foto: 8º BBM/Divulgação)
Equipe do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) resgatou do Parque de Exposições Fernando Costa um pássaro raro, mais conhecido como urutau ou ‘ave fantasma’. O animal estava caído no chão e com suspeitas de fraturas nas patas.
 
De acordo com o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos, o pássaro é considerado raro. “Ele pertence ao gênero Nyctibius griséus, da família Nyctibiidae. O animal tem hábitos furtivos (ocultos) e é bastante arisco”, contou.

Antes da chegada dos bombeiros, ainda segundo Passos, algumas pessoas tentaram capturar a ave, sem sucesso. “O animal, que estava com ambas as patas aparentemente fraturadas, foi cuidadosamente contido pelos bombeiros, colocado em gaiola e levado para o hospital veterinário de Uberaba”, informou.
 
Além de hábitos noturnos, o ‘pássaro fantasma’ costuma ficar parado por horas em cima de alguma estaca ou cerca de madeira. “Ele fica com o pescoço esticado para cima. Parece um pedaço de pau”, finalizou Passos.
 

Camuflagem e ‘olho mágico’

 
Os urutaus se camuflam entre as árvores e tem ‘olho mágico’, já que o formato e estrutura de suas pálpebras permitem à ave enxergar mesmo com os olhos fechados. Existem cinco espécies de urutau que se diferem no tamanho e na cor das penas.

A camuflagem, a capacidade de se igualar ao ambiente e passar despercebidos, é uma maneira desses pássaros se defenderem de predadores. Suas penas acinzentadas com tons de marrom se misturam às cores dos troncos das árvores. Por isso, o urutau é conhecido como ave fantasma. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)