(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SALÁRIO ESPECIAL

Sindicato dos Médicos tenta garantir criação de Gratificação Temporária

Sindicato quer que profissionais da saúde sejam recompensados pelo trabalho na linha de frente do combate à pandemia


15/10/2020 21:38 - atualizado 15/10/2020 22:13

Sinmed-MG alertou que não vai abrir mão dos direitos e da gratificação salarial dos médicos(foto: Reprodução/Pixabay)
Sinmed-MG alertou que não vai abrir mão dos direitos e da gratificação salarial dos médicos (foto: Reprodução/Pixabay)
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) tenta garantir que os profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19 recebam uma Gratificação Temporária.

O desejo da criação do benefício aos médicos está baseado na Lei Federal 173/2020, de 27/05/2020, que institui o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-COV-2. Está estabelecido no Art. 5º que o repasse financeiro aos estados e municípios deve ser destinado a ações de enfrentamento à COVID-19, e que parte do valor deve ser para o pagamento dos profissionais do SUS.

A criação de uma compensação financeira ao profissional de saúde, com o objetivo de remunerá-lo pelo trabalho exercido na linha de frente do novo coronavírus, também está mencionada no Art. 5°. A Gratificação Temporária terá duração até enquanto durar a pandemia.

EXPOSIÇÃO

O Sindicato solicitou a criação da gratificação ao estado e vários municípios mineiros, com a intenção de retribuir a exposição desses profissionais neste tempo de colapso mundial. Ponderou ainda que a verba destinada pelo Governo Federal para este fim não foi utilizada.

Por outro lado, o Governo de Minas, através da FHEMIG, criou um adicional de 50% do salário, porém o número de médicos beneficiados foi baixo. Os critérios arbitrários impostos pelo governo geraram distorções fazendo com que a maioria dos profissionais da linha de frente dos hospital se sentissem injustiçados pelo não recebimento da gratificação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)