(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Justiça barra aumento de área explorada pela Gerdau na Serra da Moeda

Mineradora desejava instalar pilha de resíduos da atividade minerária em espaços próximos a duas áreas de conservação


18/09/2020 15:49 - atualizado 18/09/2020 18:33

Serra da Moeda, na região Central do estado, tem sofrido com recentes incêndios.
Serra da Moeda, na região Central do estado, tem sofrido com recentes incêndios. (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A Justiça suspendeu, nessa quarta-feira (17), a reunião em que o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) deu parecer favorável à concessão de licença para aumentar a área de exploração da mineradora Gerdau na Serra da Moeda, em Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão, proferida pelo comitê em 29 de maio, foi cancelada por meio de sentença do juiz Elton Pupo Nogueira, da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte.

O desejo da mineradora era colocar uma pilha de resíduos minerários em espaços próximos à Estação Ecológica Estadual de Arêdes e ao Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, áreas de conservação ambiental. O processo, construído na forma de ação popular, contesta a decisão do Copam, alegando que a autorização dada à Gerdau não teve a anuência de todos os integrantes do conselho.

Como réus no processo, estão o Instituto Estadual de Florestas (IEF), seu diretor Antônio Augusto Melo Malard, e Henri Dubois Collet, também diretor da autarquia. Citados como réus, também, a Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Copam, e seu presidente, Yuri Rafael de Oliveira Trovão. Eles têm um mês para contestar e apresentar provas.

Procurada pelo Estado de Minas, a mineradora afirmou não ter sido notificada oficialmente da decisão tomada pelo Poder Judiciário. A Gerdau prometeu se manifestar em “momento oportuno”.

Projeto enviado à ALMG foi retirado


Em abril deste ano, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antonio Carlos Arantes (PSDB), apresentou projeto de lei (PL) que alterava o perímetro do Monumento Natural Estadual da Serra Moeda (Monat) — e, consequentemente, aumentaria a área passível de exploração minerária.

A proposta foi apresentada ao Parlamento, mas nem sequer chegou a tramitar pelas comissões temáticas. No início deste mês, Arantes resolveu retirá-la.

“Após a apresentação desse PL, percebemos que informações incorretas sobre o tema passaram a circular, envolvendo as ações do projeto para a Serra da Moeda, o município de Moeda e adjacências. Em função desse desencontro de informações e a não mobilização dos municípios interessados e do setor produtivo de Minas Gerais, em um primeiro momento, achamos por bem retirar o Projeto de Lei (PL) 1822/2020 de tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, disse, à época, o deputado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)