(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUL DE MINAS

Romaria 'vetada': prefeitura fecha cidade e festa do beato Padre Victor terá versão online

Evento tradicional em Três Pontas costuma receber cerca 60 mil turistas por ano; romeiros precisaram se adaptar para comemorar os 115 de morte do beato


18/09/2020 10:52 - atualizado 18/09/2020 11:33

Festa de 115 anos do beato Padre Victor acontece em formato online(foto: Associação Padre Victor/Divulgação)
Festa de 115 anos do beato Padre Victor acontece em formato online (foto: Associação Padre Victor/Divulgação)
A Prefeitura de Três Pontas, no Sul de Minas, decidiu fechar a cidade para comemorar os 115 anos da morte do beato Padre Victor. O evento costuma atrair cerca de 60 mil turistas por ano, mas, em função da pandemia do novo coronavírus, a medida valerá entre os dias 19 e 23 de setembro. Com isso, as celebrações ganharam um formato online para os fies de outras cidades.

 

Prefeitura decidiu colocar barreiras na cidade(foto: Prefeitura de Três Pontas/divulgação)
Prefeitura decidiu colocar barreiras na cidade (foto: Prefeitura de Três Pontas/divulgação)
Para garantir as medidas de prevenção, a prefeitura informou que colocou barreiras sanitárias nas entradas do município. “A partir de sábado (19) é que cidade começaria a se movimentar mais e atrair os turistas que desejam celebrar o dia da morte do beato. Para evitar essa aglomeração, as barreiras vão funcionar 24 horas por dia para proibir a entrada de carros de outras cidades, dos romeiros e peregrinos à pé”, diz prefeitura.

 

Mas os fiéis podem acompanhar todas as celebrações pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e da Associação Padre Victor. “Que esta benção possa chegar também em vossos lares, para consolar todos vocês que vivem, agora, essa experiência da igreja doméstica”, cita comunicado do Dom Pedro Cunha Cruz.

 

A novena começou no dia 14 e segue até o dia 22 de setembro. As missas estão restritas apenas para moradores, nos horários das 7h, 12h, 15h e 19h. A entrada é liberada para 110 fiéis, que devem se cadastrar antes na Secretaria Paroquial.

 

Apenas moradores de Três Pontas vão poder visitar o túmulo do beato(foto: Associação Padre Victor)
Apenas moradores de Três Pontas vão poder visitar o túmulo do beato (foto: Associação Padre Victor)
No dia da morte do beato, quarta-feira (23), haverá duas missas sem a presença de fiéis, às 9h e às 19h. No mesmo dia, a igreja ficará aberta das 10h30 às 18h para os moradores da cidade visitarem o túmulo do beato. Já a Associação Padre Victor e o Memorial ficarão fechados.

 

O cônego Douglas Baroni lamenta a situação, mas explica que a medida é necessária. "Infelizmente, não podemos acolher romeiros, peregrinos e devotos do beato Padre Victor de outras cidades por causa da pandemia. Lembrando que para vir à missa, o uso de máscara é obrigatório e se tiver algum sintoma gripal, não pode participar. " diz o pároco.

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)