(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Areado: idosos e usuários da Apae são beneficiados com verduras e legumes

Parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas e o Lar São Vicente de Paulo beneficia 170 pessoas


27/08/2020 15:06 - atualizado 27/08/2020 15:55

Terreno foi cedido pelo lar dos idosos: 50 idosos e 119 usuários da Apae recebem verduras e legumes (foto: APAE Areado)
Terreno foi cedido pelo lar dos idosos: 50 idosos e 119 usuários da Apae recebem verduras e legumes (foto: APAE Areado)
Cerca de 50 idosos do Lar São Vicente de Paulo e 119 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Areado, no Sul de Minas são beneficiados com verduras e legumes do programa Aprendendo com as Diferenças. O projeto tem parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

 

As verduras e legumes são colhidos de uma horta estruturada em terreno cedido pelo lar dos idosos. “Lá, os alunos da Apae melhoram o convívio social e desenvolvem atividades motoras por meio do plantio assistido, além de diversos outros suportes”, explica nota enviada pelo instituto.

 

Alunos da Apae recebem ajuda dos alunos do IFSULDEMINAS(foto: APAE Areado/Divulgação)
Alunos da Apae recebem ajuda dos alunos do IFSULDEMINAS (foto: APAE Areado/Divulgação)

Os alunos da associação recebem ajuda dos estudantes do instituto. “Estudantes dos cursos técnicos em agropecuária e agronomia fazem o acompanhamento semanal desse terreno com o preparo dos canteiros. Os de enfermagem atuam nas questões básicas de saúde. Alunos de Biologia auxiliam no manejo e orientam quanto a assuntos da área. Já os de educação física promovem atividades lúdicas”, completa nota.

 

Com a pandemia de COVID-19, os trabalhos presenciais foram suspensos, mas a horta não deixou de funcionar. “O trabalho continua com muito carinho. Temos um voluntário que cuida da horta e faz a colheita. Com isso, os alunos da Apae recebem as frutas e verduras em casa. E nós também levamos para o lar dos idosos. Além disso, os alunos dão continuidade ao aprendizado com as videoaulas enviadas pelo instituto”, explica Claudinele Maria de Oliveira, diretora da APAE.


Projeto ganhou repercussão e teve verba para confecção de máscaras de proteção (foto: Apae/Divulgação)
Projeto ganhou repercussão e teve verba para confecção de máscaras de proteção (foto: Apae/Divulgação)
 

O projeto ganhou repercussão na cidade e chamou a atenção de uma empresa de açúcar, etanol e energia da região. “Nós participamos do edital no ano passado e recebemos uma verba de R$ 56 mil. Com esse recurso foi possível fazer 150 máscaras personalizadas para a equipe da associação, além de 60 camisas, para uniforme, custear o combustível para a  entrega dos alimentos, além da aquisição de ferramentas para plantio, mudas de verduras, entre outros”, completa diretora.

 

Ainda de acordo com a nota enviada pelo IF, Areado é uma das cidades beneficiadas pelo programa. “Ao todo são mais de 500 usuários, de 22 Apaes do Sul de Minas, que são atendidos pelo programa Aprendendo com as Diferenças”, finaliza. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)