(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Alerta

Sete Lagoas intensifica mutirão contra dengue para evitar superlotação em hospitais

Cidade da Região Metropolitana teve uma epidemia da doença no início do ano e agora teme que novos casos possam reduzir leitos que poderiam ser utilizados para a COVID-19


06/08/2020 10:05 - atualizado 06/08/2020 10:55

(foto: Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação)
(foto: Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação)

Depois de viver um surto de dengue nos primeiros meses do ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas está aproveitando o período mais frio do ano e com menos incidência da doença para intensificar o trabalho de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti. A preocupação é que uma nova epidemia de dengue, a partir de setembro, mês em que há maior incidência de chuvas, possa causar uma corrida aos hospitais e, junto com a COVID-19, superlotar as unidades de saúde do município.

Um dos objetivos principais é conscientizar os moradores. Isso porque, segundo o gerente do Centro de Controle das Arboviroses, Adriano Marcos, 80% dos focos são encontrados dentro das residências

"A dengue é um dos problemas de saúde enfrentados pelo município todos os anos e, com o coronavírus, agora são dois enfrentamentos. Por isso que estamos mobilizando a população neste momento para impedir a superlotação dos hospitais e estamos realizando bloqueios de transmissão. Quando identificamos os casos, vamos ao local e fazemos uma varredura, eliminando focos e impedindo o alastramento da doença naquela área", afirmou Adriano Marcos.

 

De janeiro a julho deste ano a cidade registrou 1.168 casos de dengue. Somente entre os dias 12 e 18 de abril foram 116 notificações, ou seja, 10% do total nos últimos sete meses. Na última semana foram registrados apenas cinco casos, mas, apesar da situação mais controlada, é preciso manter os cuidados e ações para impedir que a doença dê um salto com a chegada do calor, a partir de outubro.

 

Mutirões de limpeza estão sendo realizados desde o início de julho, num esforço que reúne várias secretarias e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O objetivo a ação é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue e reduzir os focos nos bairros mais críticos da cidade. Cerca de 160 agentes de endemias seguem de casa em casa realizando a eliminação de todo tipo de criadouro, como latas, garrafas, copos, plásticos, vasilhas, panelas, barris, lonas, além de pneus e sucatas.

Até o momento, 22 bairros já receberam as equipes: Itapuã I e II, Del Rey, Esmeraldas I e II, Anchieta, Centenário, Morro do Claro, Das Indústrias I e II, CDI, Monte Carlo, Canadá, Montreal, Olinto Alvim, Bela Vista I e II, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Campestre, Montreal II, Jardim Primavera I e Jardim Primavera II.

"Com as pessoas em casa, temos notado uma redução dos focos nos domicílios, mas ainda assim é importante que todo mundo vistorie os vasos de plantas e todo o quintal pelo menos uma vez por semana. Somente assim a gente vai evitar de ter uma nova epidemia da doença a partir do próximo mês e garantir a saúde da nossa população", ressaltou o gerente do Centro de Controle de Arboviroses.

SAIBA MAIS:


Casos confirmados de dengue em Sete Lagos entre janeiro e julho: 1.168

Bairros com mais casos:

JK: 51
Nossa Senhora das Graças: 42
Boa Vista: 40
Cidade de Deus: 37
Carmo I: 36
São Geraldo: 36
Centro: 35
CDI: 34
Jardim Arizona: 32
Montreal: 30
Nova Cidade: 25
Barreiro: 24
Interlagos I: 23
Luxemburgo: 23
Belo Vale I: 22
Iporanga: 22
Progresso: 21
São Francisco: 21
Canaan: 20
Jardim dos Pequis: 20
Jardim Europa:
20


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)