(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUL DE MINAS

COVID-19: Varginha bate recorde de casos confirmados em 24 horas

Cidade acumula 373 casos. Outras 79 pessoas ainda aguardam o resultado dos exames


04/08/2020 20:37

Detecção de novos casos teria aumentado devido à ampliação da testagem(foto: Prefeitura de Varginha/Divulgação)
Detecção de novos casos teria aumentado devido à ampliação da testagem (foto: Prefeitura de Varginha/Divulgação)

Foi recorde o número de casos confirmados de COVID-19 nas 24 horas entre segunda (3) e terça-feira (4), em Varginha, no Sul de Minas. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), 19 novos registros entraram para o boletim diário desta terça-feira (4). A maioria é de mulheres infectadas pelo novo coronavírus. No total, são 373 casos da doença na cidade.

“Desse total de casos, 16 foram confirmados por testes rápidos, que são feitos após o décimo dia em que a pessoa apresenta os sintomas. Eles são agendados e monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Outros três casos foram confirmados por RT-PCR, com amostras colhidas entre o terceiro e sexto dia após os primeiros sintomas”, explicou o secretário de Saúde do município, o médico infectologista Luiz Carlos Coelho.

Segundo o secretário de Saúde, a explicação para o aumento no número de casos em Varginha é que os testes rápidos foram ampliados em vários pontos da cidade. “A partir do momento em que alguém inicia uma síndrome gripal, os agendamentos já começam a ser feitos. Ou seja, essa agilidade de testagem permite que a secretaria apure os casos positivos”, explica.

O boletim aponta que dois casos confirmados são de idosos que estão internados: uma mulher de 66 anos e um homem de 85. Outras 79 pessoas ainda aguardam o resultado de exames, e os casos em monitoramento subiram para 956. “Nós estamos em um momento em que o estado enfrenta um platô, com uma aceleração de casos e internações que vêm se estabilizando num patamar mais alto. Era uma projeção epidemiológica pra esse cenário vivido desde o dia 15 de julho. Evidentemente, o que se espera é que a gente consiga, realmente, através desses dados, conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção”, alerta o secretário.

O boletim também confirmou o 11 óbito por COVID-19 em Varginha. A vítima é o vereador e radialista Carlos Costa, de 62 anos,  que faleceu nessa segunda-feira (3). Carlos estava internado no Hospital Bom Pastor desde 18 de julho, com problemas pulmonares. 

Os números confirmados pelo município ainda não aparecem nos dados oficiais divulgados pela Secretária de Estado de Saúde (SES). Hoje, Minas Gerais soma 135.728 casos confirmados da doença e 3.043 óbitos registrados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)