(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTUDO

Pesquisa com servidores de saúde de BH vai avaliar uso da cloroquina na prevenção à COVID-19

Ao contrário de outros trabalhos científicos que estudaram o uso do remédio no combate à infecção, ideia desse estudo é verificar os efeitos antes do contato com o novo coronavírus


04/08/2020 18:19 - atualizado 04/08/2020 18:43

Servidores da UPA Centro-Sul, no Bairro Santa Efigênia, vão participar do estudo da Fiocruz(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 21/08/2019)
Servidores da UPA Centro-Sul, no Bairro Santa Efigênia, vão participar do estudo da Fiocruz (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 21/08/2019)

 

Uma nova atribuição para a hidroxicloroquina, até aqui pouco discutida pela mídia e pela sociedade. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai recrutar 1 mil profissionais de saúde pública de Belo Horizonte para verificar o uso do remédio na prevenção à COVID-19.

 

A grande novidade do estudo é que o trabalho não gira em torno do combate da cloroquina à infecção: aqueles pacientes já diagnosticados com a COVID-19. Essa atribuição do fármaco até aqui ainda não tem comprovação científica.

 

Os pesquisadores desejam verificar se a cloroquina ajuda a prevenir ou diminuir a gravidade da doença entre pessoas que estejam saudáveis, mas em alto risco de infecção.

 

É nesse momento que entram os servidores da saúde: por estarem na linha da frente, eles estão vulneráveis ao vírus a todo momento. Até o último boletim da prefeitura, só em BH são 913 casos confirmados da doença.

 

Vão participar dos trabalhos servidores dos hospitais das Clínicas, Eduardo de Menezes e Júlia Kubitschek e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro-Sul.

 

Eles serão divididos em dois grupos: um que receberá doses semanais (600 miligramas) do remédio e cuidados médicos; e outro sujeito apenas a acompanhamento médico.

 

Serão realizados exames de sangue e eletrocardiograma. O protocolo, a partir daí, é simples: se o servidor apresentar sintomas da COVID-19 receberá atendimento médico remoto e, na sequência, por um teste para detecção do novo coronavírus.

 

Se o resultado for positivo, o paciente passará por exames para verificar quais os efeitos da presença ou ausência da cloroquina no corpo dele. O intuito é fazer o comparativo entre aqueles que receberam o medicamento e aqueles que não.

 

O financiamento vem a partir de três entidades: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)