(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação a distância

Tv Alterosa Leste abre sinal para transmitir videoaulas em Valadares

Em parceria com a prefeitura da cidade, aulas da rede municipal chegam pela tela da TV aberta a crianças, jovens e adultos da região


20/07/2020 07:00 - atualizado 17/07/2020 20:15

Uma das beneficiadas pela iniciativa é Nicole Moreira, de 8 anos, que mora na zona rural de Valadares, onde não há internet(foto: Washington Bonifácio (TV Alterosa) )
Uma das beneficiadas pela iniciativa é Nicole Moreira, de 8 anos, que mora na zona rural de Valadares, onde não há internet (foto: Washington Bonifácio (TV Alterosa) )
Nicole Fernanda Moreira, de 8 anos, mora na zona rural de Governador Valadares, Leste de Minas. O acesso até a casa dela é difícil, internet não chega ao local. Com o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, a pequena estudante – assim como milhares de alunos espalhados pelo país – não pôde mais frequentar a escola. As atividades eram enviadas em envelopes lacrados e higienizados, porém ela não contava com a explicação do professor, fundamental nesta fase de aprendizado – cabia a uma conhecida da família auxiliar nas atividades.

Toda essa dificuldade teve fim pelas ondas da TV. Nicole e outras crianças da região, sem acesso à internet, agora podem assistir às aulas pela televisão, numa parceria entre a TV Alterosa Leste e a prefeitura da cidade. 

  
“Era difícil demais porque ela ficava sem saber o que fazer, às vezes. Sem contar a correria das professoras para trazer as atividades aqui em casa e de outros tantos alunos”, conta Maria José da Silva Andrade, madrinha de Nicole.

A prefeitura de Governador Valadares já havia criado uma plataforma digital para que videoaulas fossem ministradas para os alunos, inclusive com um chat de comunicação direta com os professores. O problema é que nem todos têm internet em casa. Além da cidade de Valadares, a zona rural conta com 16 distritos.

Projeto foi baseado em decreto federal

Secretário de Educação da cidade, José Geraldo Lemos Prata vê muitos pontos positivos na parceria(foto: Washington Bonifácio (TV Alterosa) )
Secretário de Educação da cidade, José Geraldo Lemos Prata vê muitos pontos positivos na parceria (foto: Washington Bonifácio (TV Alterosa) )
Foi quando o secretário de Educação da cidade, José Geraldo Lemos Prata, ficou sabendo do Decreto nº 10.312, da Presidência da República, de 4 de abril de 2020, que autoriza as emissoras de TV a criarem canais temporários com a finalidade de apoiar ações que promovam a educação no período de pandemia.

A TV Alterosa Leste se interessou pela parceria e apresentou um mapa de cobertura que agradou ao município, por estar presente no lares da maioria dos valadarenses.

Então as aulas, antes limitadas ao ambiente virtual, desde a semana passada chegam às casas dos mais de 20 mil estudantes na cidade pelo canal 13.2, a TV Educação, sinal que pertence à TV Alterosa. 

Por dia, são duas horas de aulas para crianças e adolescentes: das 8h às 9h e das 10h às 11h, de segunda a sexta. Cada disciplina tem de oito a 18 minutos de duração. Entre os horários das turmas são transmitidas vinhetas sobre saúde e divulgação dos trabalhos realizados pelas escolas municipais da cidade.

(foto: Prefeitura de Governador Valadares/Divulgação)
(foto: Prefeitura de Governador Valadares/Divulgação)


“No momento em que todo o Brasil está reaprendendo como educar, nós temos a plataforma, temos o YouTube e hoje temos esta parceria maravilhosa com a TV Alterosa, em que nossos alunos assistem às aulas diariamente, em horários predeterminados, pela televisão”, contou o secretário de educação de Valadares.

 

Por dia, são duas horas de aulas para crianças e adolescentes: das 8h às 9h e das 10h às 11h, de segunda a sexta. Cada disciplina tem de oito a 18 minutos de duração. Entre os horários das turmas são transmitidas vinhetas sobre saúde e divulgação dos trabalhos realizados pelas escolas municipais da cidade.

Segundo a prefeitura, Valadares é a primeira cidade do país a exibir aulas da educação municipal em TV aberta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)