(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com mais rigor, barreiras sanitárias de Viçosa entram em nova fase

Município decretou medidas complementares para o combate ao Coronavírus. Rastreamento clínico se torna obrigatório para entrar na cidade


postado em 08/06/2020 09:42 / atualizado em 08/06/2020 10:30

(foto: Prefeitura de Viçosa / Divulgação)
(foto: Prefeitura de Viçosa / Divulgação)
As barreiras sanitárias instituídas no dia 20 de março em Viçosa, na Zona da Mata de Minas Gerais, passam para uma nova fase a partir desta segunda-feira (8). Foram estabelecidas medidas complementares ao enfrentamento da pandemia da Covid-19: o decreto municipal 5484/2020 determina a realização de rastreamento clínico obrigatório para quem cruzar as barreiras sanitárias.

O rastreamento será realizado por profissionais de saúde contratados por meio de processo seletivo. Cada barreira terá quatro seguranças, um técnico de enfermagem e um enfermeiro. Os agentes públicos irão abordar somente os veículos que estiverem ingressando no município. Os motoristas e passageiros desses veículos serão submetidos a rastreamento clínico conforme protocolo definido pela Secretaria de Saúde.

Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Sanitária, Wanderleia Santana, o protocolo prevê aferição de temperatura e verificação da oxigenação do paciente. Também será preenchido o questionário epidemiológico que irá comprovar a necessidade de coleta de teste PCR. A pessoa cujo rastreamento clínico indique suposta infecção pelo novo coronavírus será encaminhada imediatamente para a Unidade de Saúde de referência.
 
As pessoas provenientes dos municípios de  Paula Cândido, Teixeiras, Cajuri, São Miguel do Anta, Canaã, Pedra do Anta, Coimbra, Porto Firme e Araponga, terão autorização automática para cruzar as barreiras, mas deverão preencher o formulário no site. Os municípios integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CIS-MIV).
 

Solicitação de passagem

Além do rastreamento clínico, a passagem pelas barreiras estará condicionada ao preenchimento de formulário disponível no site da prefeitura de Viçosa. As informações fornecidas no formulário incluem a justificativa para entrada no município. Poderão ser consideradas justificativas para ingresso no município o deslocamento para trabalho, para atendimento bancário e comercial, desde que respeitado o mecanismo de rodízio de CPF, e o deslocamento para atendimento médico ou odontológico de caráter eletivo ou inadiável. 

Quem fizer a solicitação se responsabilizará, sob as penas da lei, pela veracidade das informações prestadas. Os casos médicos de urgência e emergência não necessitam de autorização para passagem nas barreiras.
 
Atualmente Viçosa registra 106 casos de Covid-19,  sendo 105 em isolamento domiciliar e apenas 1 em caso com internação em leito hospitalar. Mais informações sobre as barreiras sanitárias e a situação do município no combate ao Covid-19 são encontradas no site da prefeitura de Viçosa.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)