(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

COVID 19: Veja o que abre nesta segunda (8) no comércio de BH

Com a nova lista de estabelecimentos, a chamada Fase 2, PBH estima que 92% dos empregos do setor seja reativado


postado em 07/06/2020 11:35 / atualizado em 07/06/2020 11:51

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.APress)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.APress)
Tem início nesta segunda (8) mais um passo no processo de reabertura do comércio de Belo Horizonte. Com a chamada Fase 2 – que tem início às 5h para o comércio atacadista e às 11h para o varejista – a PBH estima que 92% dos empregos da capital mineira esteja ativo.
 
A fase contempla 5.323 empresas e 8.137 microempreendedores individuais (MEIs). Essas atividades representam cerca de 15 mil empregos formais no município. 
 
O que abre a partir de segunda (8)*

.Artigos usados (desde que já permitidos pela prefeitura) 
. Artigos esportivos, de camping e afins
. Artigos de uso pessoal (calçado, joalheria, relojoaria, souvenir, bijuteria, artesanato e de viagem)
. Plantas, flores e artigos para animais (exceto comércio de animais vivos)
. Bebidas (sem consumo no local)
. Instrumentos musicais e acessórios
. Objetos de arte e decoração
. Tabacaria (sem consumo no local), armamentos, lubrificantes
 
*No varejo, o funcionamento será das 11h às 19h (dias de semana) e das 9h às 19h (fins de semana e feriados). No atacado, diariamente das 5h às 17h
 
Com a inclusão desses estabelecimentos na flexibilização, somada aos que já estavam em funcionamento nas fases 1 e de controle, cerca de 89,6% das atividades privadas em Belo Horizonte estarão autorizadas a funcionar, representando a retomada de 91,9% dos empregos.
 
Na Fase 1, iniciada em 25 de maio, voltaram a funcionar salões de beleza (exceto clínicas de estética), shoppings populares e comércios varejistas.
 
A despeito da reabertura, o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, reforçou que continua sendo essencial manter os cuidados e seguir as regras de isolamento e distanciamento social.
 
“Sair, agora, é compra programada. Se eu preciso de um sapato, vou lá e compro um sapato. Não vou sair passeando, olhando camisa ou outras coisas”, disse.
A Fase 2 da reabertura está sendo realizada com base em orientações do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19, criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
 
Em boletim epidemiológico divulgado neste domingo (7) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Belo Horizonte registrou, até agora, 2.438 casos de coronavírus. Cinquenta e nove pessoas morreram na capital em decorrência da COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)