(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação da Polícia Civil termina com 13 presos na Grande BH

Operação Morro Limpo foi desencadeada na manhã desta sexta-feira em Contagem, Betim e Belo Horizonte. Um dos homens presos foi identificado após um 'crime do sapatinho' em Virginópolis


postado em 05/06/2020 08:29 / atualizado em 05/06/2020 10:17

Helicóptero foi usado na operação desta sexta(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Helicóptero foi usado na operação desta sexta (foto: Polícia Civil/Divulgação)


Treze pessoas foram presas e outras quatro são procuradas após uma operação desencadeada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma delas esteve envolvida em um roubo a banco no Vale do Rio Doce no início deste ano. 

A chamada Operação Morro Limpo foi desencadeada pelo 2º Departamento de Polícia Civil de Contagem ainda na madrugada. Ao todo, a ação contou com 70 policiais civis do departamento, 16 da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), 25 guardas civis de Contagem e um helicóptero da instituição. 

Dezenas de policiais e guardas civis de Contagem participaram da Operação Morro Limpo(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Dezenas de policiais e guardas civis de Contagem participaram da Operação Morro Limpo (foto: Polícia Civil/Divulgação)


O delegado Rodrigo Bustamante, chefe do 2º Departamento de Polícia Civil de Contagem, explica que a operação é resultado da investigação de homicídios ocorridos durante a disputa pelo tráfico de drogas nos bairros Morro Vermelho e Beija-Flor, em Contagem. Posteriormente, a polícia constatou que os assassinatos eram cometidos por uma organização criminosa sediada no município. A Polícia Civil, então, representou por prisões cautelares e ações de busca e apreensão contra os envolvidos. 

“No final da investigação, identificamos que uma pessoa envolvida nos delitos de homicídios em Contagem tem envolvimento e participação em um ‘crime do sapatinho’ entre 19 e 20 de março em Virginópolis”, informou o delegado. Nesta modalidade de crime, funcionários de bancos e familiares são mantidos reféns e os profissionais são obrigados a retirar dinheiro do banco e entregar aos assaltantes. Segundo Bustamante, nesse crime no município do Vale do Rio Doce foram levados R$ 120 mil. Esse homem que estava entre os alvos da operação aparece em vídeos do crime.

Delegados concederam entrevista coletiva sobre a operação(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Delegados concederam entrevista coletiva sobre a operação (foto: Polícia Civil/Divulgação)


Hoje, os policiais foram às ruas para cumprir 17 mandados de prisão e seis de busca e apreensão. Dos alvos, 13 foram localizados. “Cinco em Contagem, sete em presídios de Betim, São Joaquim de Bicas e Ribeirão das Neves. De dentro da cadeia eles emitiam ordens para homicídios e outros crimes, como tráfico”. O 13º suspeito foi localizado no Bairro União, Região Nordeste de Belo Horizonte, e teria ligação com os homicídios. 

Todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Os policias apreenderam celulares e um par de tênis que um dos detidos usava no dia do assalto em Virginópolis. De acordo com o delegado Rodrigo Bustamante, as investigações vão continuar para localizar os quatro foragidos e para mais elementos acerca da organização criminosa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)