(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Escolas particulares rebatem declaração de Zema sobre volta às aulas

Governador disse que retorno presencial às aulas no estado pode ocorrer somente em 2021; para sindicato das escolas, afirmação é 'absolutamente precipitada'


postado em 20/05/2020 17:52 / atualizado em 21/05/2020 08:54

Sinep não ventila a possibilidade de volta às aulas presenciais apenas em 2021(foto: Reprodução/ Internet)
Sinep não ventila a possibilidade de volta às aulas presenciais apenas em 2021 (foto: Reprodução/ Internet)
O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) anunciou, nesta quarta-feira (20), que em nenhum momento foi ventilada a hipótese do retorno presencial das aulas apenas em 2021, como foi declarado nesta manhã pelo governador Romeu Zema (Novo), em entrevista à rádio Itatiaia. Para o órgão, “tal declaração, a exatos 234 dias do término do ano, é absolutamente precipitada”.

De acordo com a nota de esclarecimento do Sinep-MG, a manifestação de Zema gerou instabilidade nas 4.292 instituições particulares de ensino do estado, responsáveis pela matrícula de mais de 1 milhão de alunos. Essas instituições estão sofrendo com problemas de inadimplência, cancelamento de matrículas e outros relacionados à suspensão das atividades presenciais.

“Além disso, uma vez que a determinação do governo é a da suspensão das atividades presenciais por tempo indeterminado, o Sinep-MG solicita participação nas reuniões com o poder público, com o objetivo de informar as escolas sobre os próximos passos e não haver surpresas nas declarações dadas à imprensa”, esclareceu. 
Após a repercussão de sua fala, o chefe do Executivo estadual disse em uma rede social que "as aulas continuam suspensas e não há previsão de serem retomadas". A medida extrema seria uma alternativa adotada pelo governo do estado a fim de evitar a propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
 

“Nós não sabemos o desenrolar da crise, mas pode ser que mês que vem já esteja disponível uma vacina. Acho pouco provável. Já está comprovado que as crianças são pouco afetadas pelo vírus. Mas elas levam o coronavírus para dentro de casa. São quase que imunes, mas acabam transmitindo para os pais e avós. Então, neste momento, acho que não seria nem um pouco adequado. Estaremos acompanhando, mas a previsão é de que isso não seja feito tão cedo”, disse Zema à Itatiaia.  

Reunião 

O Sinep-MG também informou que, em 15 de março, três dias antes do anúncio da suspensão das atividades escolares no estado, foi chamado para uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Educação e demais entidades educacionais para esclarecer as estratégias de enfrentamento do setor diante da pandemia da COVID-19.
 
Após a reunião, o órgão foi notificado de que foi definida a suspensão das aulas por tempo indeterminado, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)