Publicidade

Estado de Minas

Inscrições para Enem 2020 estão abertas; veja dicas para elaborar o cronograma de estudos

Apesar de uma série de pedidos de adiamento, as provas presenciais devem ocorrer em 1º e 8 de novembro


12/05/2020 09:50 - atualizado 13/05/2020 10:32

(foto: Freepik/ reprodução)
(foto: Freepik/ reprodução)


Mesmo em meio a uma série de pedidos de adiamento, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram abertas na segunda-feira. Em princípio, o Ministério da Educação manteve as datas do exame, ainda que isso prejudique estudantes com acesso limitado à internet. Devido à pandemia do novo coronavírus, escolas estão paralisadas.

Apesar das críticas, as provas presenciais devem ocorrer em 1º e 8 de novembro. E, em 22 e 29 de novembro, a versão digital. A manutenção se torna um desafio especialmente para os que têm certo grau de dificuldade em se planejar para estudar.

Pedagoga, Priscila Pereira Boy, diretora da Priscila Boy Consultoria, e a professora e coordenadora da rede Chromos de Ensino, Denise Arão, dão dicas para montagem de um cronograma de estudos para o Enem 2020.

1) Faça muitos exercícios
A primeira dica dada pela pedagoga é a da dedicação e prática. “O aluno tem que realmente entender a lógica da prova. A lógica da prova do Enem é um item que tem uma situação-problema para ser resolvida. Ela não é um conhecimento isolado. Ela tem um contexto. Então, é importante que o aluno se aproprie do formato dos itens. Para isso, ele pode buscar na internet as provas anteriores”, recomenda. Segundo ela, é fácil encontrar sites com as provas de outras edições. “Pegue as provas, faça-as e veja o que você acertou. Leia sobre os comentários da questão”, sugere Priscila.

2) Não pense que sabe tudo
De acordo com a especialista, é importante que o estudante não se apegue ao pensamento de que já “sabe de tudo”. “Ao acertar um item, o aluno não pode ficar achando que já sabe tudo e pensando que tudo está consolidado. Não pode pensar dessa forma porque acertou uma questão”, aconselha Priscila. É importante identificar o que você realmente não sabe.

3) Identifique as dificuldades
Portanto, a dica da pedagoga é identificar erros, dificuldades e buscar saídas. Ela orienta o estudante a fazer quadros para sintetizar as dúvidas. “O que de humanas você está sempre errando? O que de linguagem você está sempre errando? O que de matemática você está sempre errando? Então, faça um quadro de coisas que você não sabe para que você possa investir”, acrescenta Priscila.

4) Treine a escrita
A escrita da redação tem um peso muito grande na pontuação do estudante. “Ter uma boa escrita na redação vai dar a você uma possibilidade, às vezes, de desbancar muitas pessoas que não têm. E se você conseguir ter uma nota de redação alta, você vai se destacar”, prevê. É importante ficar atento aos temas mais repercutidos nos últimos tempos. “O que tá sendo mais falado? Aí, você diz: coronavírus. Mas será que era isso lá atrás, em março, quando a prova foi elaborada?”, questiona.

5) Use simulados gratuitos da internet
O aluno vai se destacar se conseguir pontuação alta na redação e, para isso, há muitas empresas que estão oferecendo gratuitamente plataformas que auxiliam nos estudos. “Há muitos simulados gratuitos à disposição na internet. Esses simulados possibilitarão ao aluno uma visão do seu desempenho na prova.”

6) Descanse e cuide do seu emocional
A autoconfiança a partir da segurança é fundamental, assim como evitar desgaste de energia. “Momentos de pausa, de descanso e, principalmente, equilíbrio emocional, acreditar em si, manter a calma são coisas importantes”, reforça a pedagoga Priscila. 
 
"Estudar bastante é primordial para quem quer ter sucesso, mas vale lembrar que nosso corpo não é uma máquina. Por isso, os momentos de descanso são importantes para recarregar as energias", acrescenta a professora e Coordenadora da rede Chromos de Ensino, Denise Arão.

7) Seja organizado e evite perder prazos
"Anote todas as tarefas do dia e encaixe os estudos na agenda. O ideal é que você faça essas anotações no dia anterior", disse. Respeitar as datas é essencial para não perder tempo. Procrastinar é um mal que não deve ser mantido, afirma Denise Arão.

8) Fuja das distrações 
Para aumentar o rendimento nos estudos, é essencial que você desligue das notícias, das redes sociais, das músicas, da televisão e até mesmo da cama enquanto estiver estudando. Além do mais, Denise afirma que é importante ter um local apropriado para estudos – procure um local tranquilo, bem iluminado e que mantenha o corpo em boa postura.
 
 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade