(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: Vereador de Divinópolis é detido após realizar drive culto sem alvará

Procedimento investigatório foi instaurado; Marcos Vinícius diz que evento seguiu recomendações da OMS e lamentou o ocorrido


postado em 01/05/2020 15:59 / atualizado em 01/05/2020 16:29

(foto: Lohanna França/Reprodução Rede Social e Divulgação/CM)
(foto: Lohanna França/Reprodução Rede Social e Divulgação/CM)
O vereador de Divinópolis Marcos Vinícius (DEM) foi levado para a delegacia após ser apontado como organizador do "Drive Culto" realizado, na manhã desta sexta-feira (1°), no Bairro Belvedere, na mesma cidade da Região Centro-Oeste de Minas. O evento estava previsto para ocorrer no parque de exposições. Sem alvará, o parlamentar, que também é pastor evangélico, decidiu montar a estrutura na rua. 

A Polícia Militar (PM) diz que foi acionada pelos fiscais da Vigilância Sanitária. Parte do público, segundo a polícia, estava em carros e a outra do lado de fora em frente a um palanque improvisado na carroceria de um caminhão. Havia aparelhagem sonora, microfones e aproximadamente seis pessoas em cima do veículo.

Segundo a PM, o evento não estava amparado por alvará da prefeitura. Além disso, ele contraria o decreto municipal em vigor que proíbe a realização de eventos de qualquer natureza em razão da pandemia do novo coronavírus. 
Tanto o vereador, como o proprietário do caminhão foram levados para a delegacia com base no artigo 268 do Código Penal Brasileiro que trata como crime "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". O veículo e o som empregados no evento foram apreendidos.

Ouvido e liberado


O delegado regional, Leonardo Pio, disse que foi lavrado o procedimento investigatório próprio pela prática do crime previsto no artigo 268 do Código Penal. O vereador e o proprietário do caminhão foram liberados após assinarem termo de compromisso de comparecimento à audiência conforme prevê a Lei 9099 de 1995.

A Prefeitura de Divinópolis, por meio de nota, disse que a partir de denúncias, os fiscais da Vigilância Sanitária entraram em contato com o Sindicato Rural explicando que o Drive Culto não poderia ser realizado devido à proibição prevista no decreto.

Para apurar a denúncia “uma equipe foi designada até o local e ao chegar se deparou com uma grande quantidade de carros, inclusive com muitas pessoas do lado de fora, sem máscaras”, relatava a nota. 

“Diante da situação que descumpria o decreto vigente e caracterizava aglomeração, foi acionado o apoio da Polícia Militar e lavrado o auto de infração. A Polícia fez a apreensão do equipamento de som e da carreta", explicou a prefeitura.

“Evento seguiu as recomendação da OMS”

Em nota, o verador Marcos Vinícius afirmou ter comparecido à delegacia apenas para prestar esclarecimentos sobre o Drive Culto. Afirmou ainda que o evento foi realizado “com observância de todas as medidas preventivas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

“Fizemos um clamor por Divinópolis e rogamos as bênçãos do Senhor sobre nossa cidade, especialmente para os médicos e profissionais de saúde, nesse momento de pandemia. Os participantes permaneceram dentro de seus veículos, com uso de máscara como foi orientado, a exceção de alguns poucos irmãos que se posicionaram ao lado de seus carros e o pessoal da organização”, argumentou.

O vereador ainda argumentou que o evento tem se repetido no mundo inteiro como “um alento e refrigério” nesses dias em que as igrejas estão fechadas”. Ele lamentou o que chamou de “incompreensão da nossa proposta que deve ser entendida como serviço essencial”. 

Citando que o sistema Drive Thru é adotado para vacinação, feira agropecuária e para prestação de vários outros serviços, insinuou se tratar de “preconceito e discriminação”. “Lamento essa exposição que beira intolerância religiosa”, enfatizou. 

*Amanda Quintiliano


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)