(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com poucos testes feitos em MG, governo não segue orientação da UFMG

De acordo com Secretaria de Estado de Saúde, já foram realizados 11.606 testes para a COVID-19 em Minas


postado em 30/04/2020 12:48 / atualizado em 30/04/2020 13:49

(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG/Divulgação)
(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG/Divulgação)

 

Com 11.606 testes realizados para a COVID-19 em Minas, a Secretaria de Estado da Saúde não deve seguir plenamente as orientações do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG. Em coletiva na cidade administrativa, o secretário adjunto Marcelo Cabral afirmou que "não considera errado" a adoção dos protocolos sanitários do programa Minas Consciente, publicado nesta quinta (30), no Diário Oficial. Programa foi anunciado na terça-feira (28) pelo governador Romeu Zema.

 

Marcelo Cabral disse que o governo trabalha em parceria com outras instituições, entre elas o Ministério Público, órgãos de controle e universidades. Afirmou que os dados são levados em consideração na tomada de decisões. Porém, não sinalizou que o governo deve rever ou recuar em relação ao Minas Consciente.

 

Minas tem 1.827 casos confirmados e 82 óbitos pela COVID-19. O número de casos suspeitos supera 80 mil. No entanto, segundo o secretário, nem todos esses casos se transformam em amostras para testagem. Segundo ele, a diferença entre amostras nos laboratórios (12.864) e já com resultado (11.606) é pequena.

 

Na prática, o programa estabelece diretrizes para que os municípios retomem as atividades econômicas. No entanto, o comitê da UFMG fez objeções. Em relatório técnico, o comitê afirma que o número de testes realizados em Minas não dá segurança para a reabertura.

 

O documento avalia que os principais indicadores utilizados pelo estado (incidência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e volume de hospitalizações) são insuficientes para garantir a segurança das medidas que levam à flexibilização do isolamento social. 

 

Marcelo Cabral informou que ainda não é possível saber o número de municípios que já aderiram ao Minas Consciente. O programa estabelece quatro ondas com orientações sanitárias para cada um deles.

 

O secretário afirmou que não é possível apresentar um número referente a onda verde, formada por trabalhadores que atuam em serviços sociais. Marcelo Cabral afirmou que esse movimento de retomada por esses trabalhadores já vem ocorrendo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)